sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

O NOSSO PRESÉPIO

 

O NOSSO PRESÉPIO

 

FLeming de OLiveira

 

 

Presépio, em português, refere-se ao local do nascimento de Jesus em Belém, na companhia de José e da Virgem Maria.

Recorde-se que, conforme o Novo Testamento, por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e a Virgem Maria foram para as imediações da Judeia, na cidade de Belém. De acordo com a mesma fonte, após o nascimento, à falta de melhor, Jesus foi envolto em panos e deitado numa manjedoura de palha destinada à alimentação de gado, pois não havia lugar para eles na estalagem, e foi visitado, após o nascimento, por pastores avisados por um anjo, e, mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, pelos Três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela, os quais ofereceram ouroincenso e mirra ao Menino.

Segundo o Novo Testamento, estes acontecimentos ocorreram no tempo de Herodes, que teria mandado matar todas as crianças até 2 anos de idade com receio de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.

Tornou-se costume em várias culturas de origem mediterrânea, muito concretamente em Portugal, montar um presépio por alturas do  Natal.

O primeiro presépio do mundo terá sido feito como um cenário vivo por S. Francisco de Assis, em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, o Francisco fê-lo na floresta, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal aos camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. Quando hâ una anos estive na zona de Assis durante 4 dias, tive oportunidade de constatar a marca do Santo na cidade e muito concretamente os presépios, aliás na montagem um pouco diferentes do nosso “tradicional”. Mais vistosos? Diferentes.

O Presépio “Tradicional” Português é feito com musgo, vegetação e peças de cerâmicas avulsas.

Em Portugal, o presépio tem tradições muito antigas e enraizadas. Em casa de meus Pais (onde havia 8 filhos!) era montado com cerimonial no início do Advento, naturalmente ainda sem a figura do Menino colocada apenas na noite de Natal, e depois da Missa do Galo, a que nunca faltávamos. Perto do presépio eram postos os presentes a distribuir quando chegássemos a casa.

O presépio era desmontado a seguir ao Dia de Reis, 6 de janeiro, com um emocionado até ao próximo ano

Presépio “Tradicional” Português é, ao contrário do que encontramos  noutros países, formado por figuras tão díspares que não correspondem exatamente à época que alegadamente deveriam representar. À exceção das figuras da Sagrada Família, dos Pastores e dos Reis Magos, todas as demais  foram adicionadas com vista a dar representação, o mais portuguesa possível, à  Natividade.

Mas é assim que gostamos.

Sem comentários: