sexta-feira, 11 de janeiro de 2019




NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


Almeida, Maria Susana César Gaspar de, nasceu no Porto em 1934. Em Lisboa fez a Instrução Primária e o Curso dos Liceus.
Formou-se em Serviço Social no Instituto Superior de Serviço Social, de Lisboa e em Ciências Políticas e Sociais, na Universidade Católica de Lovaina. Investigou, ensinou e publicou na área das disciplinas sociais (Serviço Social, Sociologia, Metodologia das Ciências Sociais, Desenvolvimento Comunitário e Doutrina Social da Igreja) no Centro de Estudos de Economia aplicada da ASP e nos Institutos de Serviço Social de Lisboa, Porto, Angola, Moçambique, Beja e Madagáscar. Integrou a equipa que lançou a primeira experiência de Desenvolvimento Comunitário em Portugal, nas freguesias da Benedita e do Bárrio. Fez parte da equipa que preparou a criação dos estatutos de Educação e Serviço Social, em São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. Integrou a equipa docente do IESS Pio XII em Luanda, onde foi diretora de 1963 a 1979. Serviu na Caritas de Angola (de 1970 a 1978) e na de São Tomé e Príncipe (de 1987 a 1990). Foi diretora pedagógica de Cursos Profissionais de Artesanato e Formação de Agentes de Apoio a Idosos e Crianças e prevenção, combate à toxicodependência e infeção por HIV em Beja e Faro. Deu assessoria em projetos de Luta contra a Pobreza, no quadro do Instituto de luta contra a pobreza. Integrou um grupo de trabalho a preparar uma retrospetiva da formação de agentes de Educação e Serviço Social, no então Ultramar Português (entre 1961 e 1974).
Maria Susana Gaspar de Almeida, apresentou a tese A educação da mulher numa paróquia rural de Portugal – Benedita, para Licenciatura em Ciências Políticas e Sociais (1960), tendo Instituto Nossa Senhora da Encarnação apresentado a edição da referida tese na III Feira do Livro, em 14 de maio de 2005.

Sem comentários: