sexta-feira, 11 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas

Albuquerque Reis, Stela Nunes de, mais conhecida como Stela de Albuquerque, nasceu em Lisboa, na freguesia de Santa Isabel, a 29 de agosto de 1918, num prédio propriedade da família, constituído por rés-do-chão e primeiro andar, na Rua de Sete Moinhos, nº. 79.
Concluídos os Estudos Primários, frequentou a Escola Industrial Afonso Domingues, antecâmara para as Belas-Artes, e seguidamente, o Liceu Pedro Nunes e a Escola de Artes Decorativas de António Arroio, da qual concluiu o curso. Mas, segundo dizia, isto não era tudo, nem o suficiente, para o fim que tinha em vista. Em 1939/1940 iniciou o curso de Escultura, na Escola Superior de Belas-Artes, de Lisboa, que só havia de terminar em 1950, com a classificação de 19 valores.
É autora de bustos de personalidades de relevo no País, os quais se encontram nas instituições onde exerceram funções, bem como medalhões aonde se destacam, entre outros, o de Joaquim Vieira Natividade (Estação Agronómica Nacional de Oeiras) e de   Marcelo Caetano (Benedita), a propósito da sua deslocação a esta localidade, a 8 de abril de 1973.
Tendo em conta que, há algum tempo a Junta de Freguesia tinha decidido mandar fazer um medalhão em bronze com a efígie de Caetano, para o colocar num espaço nobre, foi decidido acelerar o projeto junto de Stela Albuquerque.
-Depois do 25 de Abril, um grupo minoritário e sem a menor representatividade, tentou apagar momentos da História da Benedita, eliminando referências, como o padrão onde estava colocado o medalhão com a efígie de Caetano ou partindo a placa da Rua Heróis do Ultramar.
Esta placa, depois de alguns mimos e cenas chocantes, voltou a ser posta no lugar que ainda ocupa, embora não mais o medalhão de Caetano, que ficou à guarda da Junta de Freguesia.

Sem comentários: