sexta-feira, 11 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


Albano, Fernando Trindade, nasceu a 26 de junho de 1924 e faleceu a 1 de março de 2008.
Foi Bombeiro em Alcobaça, desde 12 de julho de 1940 até ao último dia de vida.
A sua dedicação a esta causa, fará com que permaneça na memória de diversas gerações de bombeiros, que com ele privaram.
Em 4 de agosto de 2005, JERO escreveu em O Alcoa que Fernando Albano entrou na Associação de Bombeiros Voluntários de Alcobaça em 12 d Julho de 1940. Do seu curriculum de Bombeiro faz parte a atribuição de medalhas de cobre, prata e ouro instituídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses. Foram-lhe atribuídos oito louvores diversos, o primeiro dos quais quando tinha apenas 10 meses de “casa”: 9 de maio de 1941 (pela participação e disciplina no simulacro de 52º aniversário da Associação).
Em novembro de 1998 foi homenageado na qualidade de Comandante honorário dos Bombeiros pelo Rotary Clube de Alcobaça “por reconhecimento profissional”.
Já foi homenageado pela liga dos Bombeiros Portugueses em maio de 2002, com atribuição de Crachat de Ouro, que é mais alta distinção concedida por aquela Organização e que na altura exprimiu o reconhecimento por mais de meio século de bons e dedicados serviços à causa dos Bombeiros.

Sem comentários: