sexta-feira, 11 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


Akihito, é o monarca no sistema japonês de monarquia constitucional e o chefe da respetiva família imperial.  De acordo com a Constituição de 1947, que extinguiu o Império do Japão, o Imperador é o símbolo do estado e da unidade do povo japonês, a mais alta autoridade da religião xintoísta e, juntamente com a família, é tido como descendente direto da deusa Amaterasu. Sua Majestade Imperial, o Imperador Akihito (nascido em Tóquio a 23 de dezembro de 1933), sucedeu a seu pai Hirohito em 1989. Apesar de não possuir poderes diretos sobre a política japonesa, Akihito diferenciou-se de seu pai por demonstrar uma atitude pacífica e conciliadora para com os antigos rivais, como a Rússia e a China.
A função do Imperador do Japão oscilava, até meados do século XX, entre um clérigo de alto nível com grandes poderes simbólicos e um autêntico governante imperial. Houve um culto imperial que considerava o Imperador como sumo-sacerdote mediador entre os homens e a divindade, devido aos laços próximos com os deuses japoneses (laços de herança). A violência e as operações militares foram consideradas incompatíveis com o papel pelo menos durante 14 séculos. Por isso, os monarcas japoneses não atuaram como comandantes militares, ao contrário do habitual no Ocidente. A principal função do imperador, durante a maior parte dos últimos mil anos, era a de autorizar ou outorgar legitimidade aos que exerciam o poder.
-Suas Altezas Imperiais, fizeram uma visita relâmpago (particular) ao Mosteiro de Alcobaça, em abril de 1993. Esta visita, não estava integrada nas comemorações dos 450 anos da chegada dos portugueses ao Japão. Tratou-se de uma visita particular. No Mosteiro estava a Diretora Maria Augusta Ferreira, que proporcionou uma visita guiada, dando os pormenores necessários para que os visitantes ficassem com uma noção do que foi e é o Mosteiro. Depois da visita, dirigiram-se para Óbidos, levando, assim se calcula, uma boa impressão de Alcobaça.
A vinda a Alcobaça poderá não ter sido uma experiência inesquecível para estes visitantes, mas foi um prazer e honra receber estas personalidades, numa terra que nem sempre é alvo do destaque que merece.


Sem comentários: