sábado, 12 de janeiro de 2019

NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas
André, José Eduardo de Oliveira, nasceu a 2 de dezembro de 1942 na Maiorga, numa família de sete irmãos, sendo ele o mais novo e na qual o pai trabalhava na Companhia Fiação e Tecidos de Alcobaça e a mãe em casa.
Fez a instrução primária na Maiorga, depois passou para a Escola Técnica de Alcobaça, que frequentou inicialmente em regime diurno e depois noturno, até ao 2.º ano do curso de Aperfeiçoamento de Comércio, dado ter ido trabalhar para a COFTA, onde ingressou, como aprendiz, em 1957, e permaneceu até 6 de julho de 1996, último dia de laboração da empresa, desempenhando funções de Encarregado de Tecelagem.
A política, que entendia como um meio para servir os outros, foi um dos seus grandes interesses, para além da família e da empresa, tendo exercido funções de Secretário da Junta de Freguesia da Maiorga, de 15 de novembro de 1972 a 2 de dezembro de 1974.
Com a Revolução, foi um ativo militante, aliás da primeira hora do PPD, membro da Comissão Política Concelhia de Alcobaça e da Assembleia Municipal de Alcobaça, tendo integrado uma lista de candidatura à Junta de Freguesia da Maiorga.
Com uma vida pautada pela dinamização social da sua terra, cedo começou a organizar bailes que, à falta de espaço próprio, realizava nas eiras da Maiorga. Mais tarde, fez parte com António Barbosa Guerra do grupo de fundadores do Centro de Bem-Estar Social da Maiorga (aprovação oficial a 28 de julho de 1972), ao qual se manteve ligado até ao falecimento, desempenhando, ao longo dos anos, a função de Presidente, e em intervalos de Secretário e Tesoureiro.
José Eduardo André, homem de grandes paixões, dedicou a vida ao serviço das coisas/causas da sua terra. Dinâmico, dirigente da Associação Recreativa foi sob a sua direção que esta coletividade conheceu grande atividade dirigida aos mais jovens. Mas foi com a criação do Centro de Bem Estar Social da Maiorga que encontrou a paixão da vida, pelo que a sua dedicação e a respetiva assistência às crianças revelou-se como uma dedicação quase sacerdotal. As crianças saíam da creche em idade escolar e depois era preciso criar condições para não ficarem na rua.
Integrou a Direção do Mercoalcobaça e quando o Diretor Jorge Soares abandonou funções, foi designado, em 1997, pela CMA para o substituir.
Nas horas vagas, fazia uma agricultura de tipo familiar, cultivando peras e maçãs, em propriedades do sogro. Foi, ainda, um dos proprietários da primeira loja de eletrodomésticos da Maiorga.
Apreciava as touradas com touros de morte, deslocando-se a Espanha, bem como a pesca de enguias que preparava fritas ou de caldeirada.
Na juventude, foi jum viril ogador de futebol na Associação Recreativa Maiorguense, e praticante de hóquei patins.
Tendo falecido a 12 de abril de 2002, foi merecedor de homenagem póstuma, a 2 de dezembro de 2005, nas instalações do CBESM.
A sua dádiva à causa da comunidade foi muito grande e a dívida da Maiorga para com José Eduardo André é enorme.
-No dia 2 de dezembro de 2005, data em que faria 63 anos, juntaram-se nas instalações do Centro ATL, da Maiorga representantes das coletividades culturais, civis e religiosas, muitos populares, a Junta de Freguesia, Vereadores da CMA e seu Presidente G. Sapinho, para comemorar o 3º. ano do falecimento.

Sem comentários: