segunda-feira, 14 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas
Carneiro, Roberto Artur da Luz, nasceu em Cascais a 10 de Maio de 1947.  Sua mãe, Nydia Maria da Luz, nasceu em Macau e seu pai, Artur José dos Santos Carneiro, nasceu em Xangai, mas ambos são macaenses, de origem portuguesa e chinesa.
Roberto Carneiro é licenciado em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico, e mestre em Economia de Recursos Humanos, pela Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte. É  Doutor Honoris Causa, em Ciências da Educação e Presentation Fellow do King's College, London, pertencente à Universidade de Londres. É ainda Doutor Honoris Causa em Educação pela Universidade Aberta de Portugal e em Ciências Humanas pela Universidade Católica Portuguesa.
Iniciou a sua intervenção pública ainda estudante, como diretor do jornal universitário Tempo (1965-1970). Entre 1980 e 1990 foi membro de três Governos, Secretário de Estado da Educação, do VI Governo, Secretário de Estado da Administração Regional e Local, do VIII Governo e Ministro da Educação, do XI Governo.
Casado com Maria do Rosário Carneiro, irmã de Adelino Amaro da Costa, é pai de nove filhos e filhas, entre os quais a maestrina Joana Carneiro.
A 8 de Junho de 2009 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
-No dia 22 de setembro de 1989, o Ministro da Educação, Roberto Carneiro, visitou o INSE/Instituto Nossa Senhora da Encarnação/Externato Cooperativo de Ensino e Cultura da Benedita, acompanhado pelo Diretor Geral do Ensino Pereira Neto.
Os visitantes foram recebidos pelo Governador Civil de Leiria, Rui Garcia Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Rui Coelho, Diretora Regional do Ensino Básico e Secundário, Fernanda Mota Pinto, Diretor do Externato, José Gonçalves Sapinho, membros diretivos do INSE/ECB, autarcas locais, pároco, professores, representantes de instituições e coletividades da freguesia, e ainda por largas centenas de alunos.
Após a apresentação de cumprimentos no átrio do edifício central, com os primeiros aplausos, o Ministro descerrou uma lápide comemorativa dos 25 anos do INSE e que assinalará também a visita, com os dizeres seguintes: 25.º ANIVERSÁRIO/DA/FUNDAÇÃO DA COOPERATIVA/SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DA EDUCAÇÃO/SENHOR ENG. ROBERTO CARNEIRO/HONROU-NOS COM A SUA VISITA/MARCANDO O INÍCIO DE NOVA ETAPA/DESTA INSTITUIÇÃO/22 DE SETEMBRO DE 1989.
No gabinete do Diretor, Roberto Carneiro pode apreciar a maquete geral das instalações, atuais e futuras, inclusive os projetos do Pavilhão Gimnodesportivo e de dois Polidesportivos, participando seguidamente numa reunião de trabalho com o Diretor Geral do Ensino, presidente da Câmara Municipal e Direção da Cooperativa, sendo analisados os projetos das obras de ampliação do edifício e das novas infraestruturas de apoio.
Finda a reunião, deslocou-se à Biblioteca, à sala de professores, onde aproveitou para falar da Reforma do Ensino. Visitou ainda o laboratório, cantina, salas de aulas e, finalmente, num dos anfiteatros presidiu à sessão solene da assinatura do Protocolo das obras a efetuar num futuro próximo.
Aberta a sessão, usou da palavra o presidente da Assembleia Geral da INSE, o Cónego José Mendes Serrazina que, em nome dos cooperantes e da população deu as boas cindas e agradeceu a presença do Ministro e demais individualidades, para em seguida fazer um breve historial dos 25 anos de atividade da Cooperativa e do Externato, finalizando a manifestar a esperança de, num futuro bem próximo, veja concretizadas as obras projetadas para a instituição.
Rui Coelho, focou a efeméride dos 25 anos do INSE, dizendo que o Concelho dos tempos dos Monges de Cister sempre esteve vocacionado para os mais altos valores culturais, recordando inclusive nomes ilustres de alcobacenses contemporâneos, que prestigiaram a cultura no concelho de Alcobaça.
Foi assinado o Protocolo entre a Direção do INSE, a Câmara Municipal de Alcobaça, e a Direção Geral dos Desportos, que o Ministro da Educação logo homologou, o que foi sublinhado com vibrantes aplausos.
Num improviso, o Ministro Roberto Carneiro disse, em certo momento que, os atos suplantam as palavras, e o ato do Protocolo que acaba de ser assinado é prova disso, pois irá tornar possível concretizar um sonho de todos, diretores da cooperativa, professores e alunos e da população que souberam há 25 anos criar tão exemplar estabelecimento cooperativo de ensino, com tanto amor e dedicação por causa tão nobre.
Finda a sessão, a comitiva dirigiu-se para o local das futuras obras do pavilhão Gimnodesportivo e Polidesportivo, tendo o Ministro, no trajeto recebido calorosa ovação dos alunos das Escolas Primárias, e procedido à simbólica cerimónia do lançamento da primeira pedra, ato sublinhado com muitos aplausos. Em seguida o pároco Francisco Cosme benzeu o terreno das futuras infraestruturas, orçadas em mais de 75.000 contos.
Para encerrar a visita ao INSE, Roberto Carneiro dirigiu-se a uma das salas onde foi oferecido um beberete, e aí se assinou o Livro de Honra.
-A Escola Preparatória, ainda recebeu a visita do Ministro Roberto Carneiro que, em cerimónia breve, assinou um contrato/protocolo com o seu Conselho Diretivo e a Câmara Municipal de Alcobaça, para a execução de novas obras, como a remodelação do pavimento do Ginásio e a construção de uma série de campos desportivos para diversas modalidades ao ar livre assim como postas de atletismo, obras orçadas em 15.000 contos.
Carolino, Fernando José do Nascimento, explorou durante anos a Casa dos Jornais, em frente ao Mosteiro. A loja foi durante anos um espaço de tertúlia e de vida em Alcobaça.
É casado, tem dois filhos e um neto.
Viveu sempre em Alcobaça, exceto os 12 anos que esteve nos Estados Unidos da América, entre 1971 a 1982.
Já visitou muitos locais, conhece a maioria dos EUA, algumas ilhas do Sul da América, e gostaria de visitar os países ex-comunistas.
O que mais aprecia nas pessoas é a sinceridade e a honestidade.
Para Fernando Carolino ao Região de Cister (ao tempo ainda dono da Casa dos Jornais), os alcobacences já leram mais do que leem hoje. Na sua opinião, a juventude lê pouco. As pessoas de meia-idade são aquelas que leem mais, os mais novos podiam e deviam fazer o mesmo. Apesar de não ser o melhor, o jornal mais vendido é o Correio da manhã, e os jornais desportivos têm também bastante venda. A revista mais procurada é a Maria, que, para mim, é uma das piores que circulam.
Lidar com o público, na sua opinião, é agradável e, embora nem sempre estejamos com disposição para isso, temos de ser simpáticos.
Gosta de cinema, mas não destaca nenhum filme em especial, mas aprecia os de aventuras.
Na sua opinião, o desporto amador deveria ser mais ajudado do que o profissional. Foi vice-presidente da Associação Alcobacence de Cultura e Desporto e pensa que as autoridades deviam olhar um pouco para os jovens amadores, que estão ali por gostarem de desporto.
Carreira, João Rosa, nasceu em Alcobaça a 29 de dezembro de 1939 e com 12 anos de idade, iniciou a atividade profissional na Crisal, como pintor de vidro.
Em 1955, começou a estudar em horário noturno na Escola Técnica de Alcobaça. Após conclusão do Curso Geral de Comércio, em 1963, concorreu ao Banco Raposo de Magalhães, vindo a transitar para o Banco Português do Atlântico, com a venda daquele a este.
Em 1973, negociou a sua transferência para o Banco Pinto & Sotto Mayor, aí permanecendo até 1989, altura em que se mudou para o BCP, onde se mantive até à aposentação em 2000.
Em termos extra profissionais, tem feito parte da Direção  de várias instituições de cariz social/desportivo e de utilidade pública. Em 14 de março de 1973 sendo Provedor da Santa Casa de Alcobaça Joaquim Augusto Carvalho, passou a exercer funções como tesoureiro, intervaladamente com a de Secretário até março de 2010  (o último ano do exercício, como Provedor, de Tarcísio Trindade), até que em 2010, foi eleito Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, cargo que desempenha até à data.
João Rosa Carreira (ligado há mais de 30 anos à instituição) tomou posse em março de 2010 como Provedor da SCM de Alcobaça e destaca a criação de cantina social para fornecer refeições gratuitas a quem delas necessitar, sendo que neste momento (2016) serve 3000 refeições mensais. Estão em curso obras para construção de apartamentos assistidos e efetuada já a preparação dos terrenos para os mesmos. Salienta a gestão do Lar Residencial de Évora de Alcobaça, recuperando o edifício e criando condições melhores para os utentes. A SC da Misericórdia é responsável pelo Banco Alimentar do Concelho de Alcobaça para efeitos de receber e distribuir bens.
O lugar em que se sentiu mais realizado, foi o de Juiz Social, que ocupou de 13 de junho de 2001 a 29 de dezembro 2009, dia em que passou a Juiz Social (Jubilado), por ter atingido 70 anos.
João Carreira foi reeleito em Dezembro de 2016, por unanimidade, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, aliás na única lista que se apresentou a sufrágio. Para este mandato, apontou como meta a construção dos apartamentos assistidos, pois queremos manter as respostas sociais e criar essa nova.
-Na década de 1950, foi cofundador do Clube de Campismo de Alcobaça, onde se manteve como Presidente do Conselho Fiscal até 2010, tendo transitado para Vice-Presidente até à data.
-O Clube de Ténis de Alcobaça foi reativado/refundado em 1988, tendo sido Presidente da Direção desde então. Em 1990 foi cofundador da Associação de Ténis de Leiria, sendo Presidente do Conselho Fiscal até 2013.
Em 16 de fevereiro de 2007, foi fundada a Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça, da qual é Presidente da Assembleia Geral.
-Em termos políticos, foi Tesoureiro da Junta de Freguesia de Alcobaça de 1979 a 1982 (sendo Presidente Joaquim Zeferino Lucas PSD) e Presidente da Assembleia de Freguesia de Alcobaça, durante dois mandatos.
-Os utentes do Lar Residencial de Évora de Alcobaça comemoraram, o terceiro ano da gestão do serviço, a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, que apostou, nos últimos anos, na reabilitação do espaço interior e exterior e que continua a reunir meios para que a conservação do edifício não fique comprometida.
As instalações, inauguradas nos anos de 1940, foram alvo de uma profunda requalificação como nunca tinha tido impulsionada pela Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, com o apoio de diversas instituições. Encontrámos o lar em condições muito degradadas e, desde então, temos recuperado a ambiência e a qualidade de vida da comunidade sénior, que por aqui passa muito tempo, explicou João Carreira. As tintas foram oferecidas pela Câmara de Alcobaça, a requalificação do jardim ficou ao cargo dos utentes do CEERIA e, da parte da Segurança Social, houve um imprescindível apoio financeiro, acrescentou. De momento a lotação está esgotada e há muitas inscrições em espera, adiantou João Carreira.
Apesar dos esforços para adequar o local a todos os utentes, o Provedor esclareceu que tendo em conta que a gestão é feita em regime de comodato, não será possível fazer grandes alterações para o futuro.
O Presidente da Junta de Évora de Alcobaça, Joaquim Marques Pego, aproveitou o evento para valorizar a gestão levada a cabo pela Santa Casa da Misericórdia. Não há nenhuma dúvida de que as instalações melhoraram.
-A Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça comemorou no dia 13 de abril de 2013, os 450 anos da fundação. Aguardado na cerimónia, o Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Mota Soares, cancelou a deslocação à última hora, mas prometeu comparecer no dia do encerramento das comemorações, a 25 de maio. As comemorações contaram com a atuação do contratenor alcobacense Luís Peças e a realização de uma missa no Mosteiro de Alcobaça, celebrada pelo Cardeal D. José da Cruz Policarpo. 
Marcaram presença os presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Alcobaça, a diretora distrital de Leiria da Segurança Social, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, o diretor do Mosteiro de Alcobaça e comissário da exposição sobre os 450 anos da instituição, e o pároco de Alcobaça, entre outras individualidades relevantes. 
João Carreira (Provedor) recordou que a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça é a mais antiga instituição do concelho e que no próximo mês a Fundação Maria e Oliveira, de que a Misericórdia de Alcobaça é uma das associadas, completará 100 anos de atividade. O Provedor recordou que a Misericórdia é uma instituição da Igreja Católica, mas recebe apoios do Estado, através de protocolos. 
-Foi apresentada no domingo, 1 de dezembro de 2013, na Biblioteca Municipal de Alcobaça a reedição, em fac-simile, com complementos, do livro História da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910, da autoria de Francisco Baptista Zagalo, Provedor daquela Santa Casa, falecido em 1910.
-Passado mais de um século, em 15 de março de 2014 devolveu-se ao centro histórico de Alcobaça a Procissão do Senhor dos Passos, no âmbito das comemorações dos 450 anos da Misericórdia de Alcobaça. As janelas engalanaram-se, centenas de pessoas subiram a escadaria do Mosteiro para assistir à cerimónia religiosa, presidida pelo  Bispo Nuno Brás. Durante a homilia o bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa referindo-se à procissão afirmou que vamos seguir o caminho do Senhor para a cruz. Queremos ir com Ele sabendo que ser discípulo não é fácil.  A caminhada fez-se pelas ruas do centro histórico.
O andor com o Senhor dos Passos saiu do Mosteiro, transportado pelos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, sempre presentes neste tipo de iniciativas.
Mais à frente, juntou-se o andor com Nossa Senhora, levado pelos Escuteiros.
Na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Coro São Bernardo atuou com muito agrado. A caminhada fez-se ao som da Banda da Sociedade Filarmónica Vestiariense. Foi bonita a participação da sociedade civil colocando colchas. Esta procissão pode facilmente tornar-se um momento importante de turismo religioso na região, disse o coordenador da procissão Jorge Pereira de Sampaio.
João Rosa Carreira, referiu ao Região de Cister que, em princípio, a procissão sairá às ruas no próximo ano, pois o senhor Cardeal Patriarca já nos deu os parabéns e incitou-nos, bem como tantas outras pessoas, a dar continuidade à tradição. E acrescentou que, foi um êxito a todos os níveis, não só por parte da população como por parte de todos os movimentos e ordens envolvidos.
-Não há dúvida nenhuma que quando somos bem tratados, ganhamos anos de vida e vontade de viver. Foi esta uma das mensagens que D. José Traquina, deixou, na sexta-feira dia 30 de janeiro de 2015, no Lar Residencial de Évora de Alcobaça, no âmbito da visita à vigararia Alcobaça-Nazaré.
O bispo, acompanhado pelo padre Ivo Santos (pároco de Évora de Alcobaça e Turquel), foi recebido pelos utentes e funcionários do Lar com a música Põe tua mão. D. José Traquina, depois de cumprimentar pessoalmente os residentes da casa, deixou palavras de ânimo, de agradecimento e de coragem. D. José Traquina afirmou que uma sociedade justa é aquela que cuida de crianças, idosos e deficientes, acrescentando que é impagável o trabalho dos funcionários que dedicam, o seu tempo a tratar de quem mais precisa.
O Lar Residencial de Évora, com 68 camas, é gerido, pela Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça. Com as mudanças de vida familiar, estas estruturas são extremamente necessárias, salientou o bispo.
Emocionado, João Carreira, agradeceu a D. José Traquina, o momento que proporcionou aos que habitam e trabalham no Lar Residencial de Évora de Alcobaça.
-No contexto da integração de pessoas com incapacidade ou deficiência no mercado de trabalho, há um exemplo que demonstra o conceito de comunidade e entreajuda. A Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, foi uma das primeiras entidades a celebrar protocolos com o CEERIA, com o objetivo de integrar funcionários com incapacidade ou deficiência.
A instituição aposta, desde 2001, na integração de pessoas e já empregou mais de uma dezena de trabalhadores especiais.
Há um caso de particular sucesso que cumpre destacar: a SCMAlcobaça dá trabalho, desde março de 2003, a uma funcionária na lavandaria que, entretanto, integrou os  quadros.

Sem comentários: