segunda-feira, 14 de janeiro de 2019



NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


Canha, José António de Sousa, nasceu em Chiqueda, Quinta das Freiras, em 10 de abril de 1947.
Frequentou a Escola Primária em Chiqueda, depois em Alcobaça com a D. Estela e o Prof. Adão, posteriormente o Colégio do Dr. Cabrita, e em Coimbra o Liceu D João lll.
Seguiu-se o início na Universidade em Coimbra, passando depois para a Universidade Técnica de Lisboa/ISA, onde se licenciou em Engenharia Agronómica. Aqui integrou o movimento estudantil, participando em orgãos de Direção de Associações de Estudantes.
Fez estágio na Junta Nacional das Frutas, elaborando a tese de fim de curso sobre mercados abastecedores. Teve durante este período, o privilégio de dar os primeiros passos na fruticultura com o Prof Joaquim Vieira Natividade.
Entre 1972 e 1975, cumpriu serviço militar, tendo sido Capitão Miliciano, com duas comissões em Angola. Durante esse período viveu o 16 de Março de 1974 e o 25 de Abril de 1974 nas Caldas da Rainha, o 28 de Setembro de 1974 em Tomar, e o 11 de Março de 1975, em Angola. Em Angola integrou as forças mistas durante a fase de descolonização.
No final de 1975, após o termo do serviço militar, ingressou nos quadros do Ministério da Agricultura, como Engenheiro Agrónomo, na Estação Agrária de Caldas da Rainha, de que mais tarde foi Diretor.
Posteriormente, fez licenciaturas ou pós graduações, em Gestão, Administração, Economia, Comercialização e Marketing, e várias tipologias de produção agrícola, Extensão Rural e Crédito Agrícola, Desenvolvimento Rural, Direção e Gestão de Recursos Humanos, Comunicação e Marketing, em Portugal, Israel, Alemanha, Holanda, França e Suécia.
Em termos profissionais, desempenhou funções como se referiu, Diretor da Estação Agrária de Caldas da Rainha, Diretor de Serviços de Associativismo e Extensão Rural, Assessor do Ministro da Agricultura, Administrador do IFADAP, Presidente do Instituto de Hidráulica Agrícola, Diretor Regional da Agricultura e Pescas da LVT, representante de Portugal na FAO/IFAD, tendo terminado a carreira profissional no Ministério da Agricultura e Pescas, em 2012.
Ainda foi cofundador e diretor executivo da Portugal Fresh/Associação para a Promoção e Internacionalização das Frutas e Legumes, continuando ligado a esta Associação, e com ela tem estado em Missões Comerciais e Feiras em países da Europa, América Latina, Africa, Ásia e Médio Oriente.
Estes conhecimentos e percurso profissionais, procurei transmitir e colocar à disposição da minha Terra, Alcobaça.
Em Alcobaça, foi cofundador e Diretor da Associação Desportiva e Recreativa de Chiqueda, Diretor da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, cofundador e diretor do Mercoalcobaça, cofundador, diretor e professor da Epacis/Escola Profissional de Agricultura de Cister, Vereador, durante dois mandatos em períodos diferentes, membro e Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, e candidato à presidência da CMA.
-Após a aposentação da função pública, tem sido consultor em desenvolvimento rural e agricultura, empresário agrícola, com trabalhos realizados em Portugal, Angola, Moçambique, Brasil e S. Tomé e Príncipe.
Canotilho, José Joaquim Gomes, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no dia 24 de abril de 2004, veio realizar uma conferência no auditório da Caixa de Crédito Agrícola, intitulada Constituição Portuguesa e a Constituição Europeia, perante muito público, aonde além de advogados e professores, se destacava o Vice-reitor da Universidade de Coimbra António Avelãs Nunes.
Especialista na matéria, Canotilho foi galardoado com o Prémio Pessoa 2003, feito Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a 9 de Junho de 2005.
Cardoso, José Manuel Carvalho, Secretário de Estado da Produção Agrícola, após cessar funções, acompanhado do Prof. Pinto Ganhão, Diretor-Geral do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Extensão Rural, esteve em Alcobaça, no dia 30 de maio de 1983.
Alcobaça, ficou a dever a Carvalho Cardoso, o prestimoso e relevante serviço de ter criado, aquando da sua passagem pelo Governo, a Estação Nacional de Fruticultura e a decisão de lhe dar o nome do Prof. J. Vieira Natividade.
Terminada uma demorada reunião, nas instalações da Estação Nacional de Fruticultura, com os técnicos que ali exercem a sua atividade, foi oferecido a Carvalho Cardoso, num dos restaurantes locais, um almoço durante o qual usaram da palavra o Vereador António Barbosa Guerra, em representação da Câmara Municipal, Tarcísio Trindade, Presidente da Assembleia Municipal, que ofereceu a Carvalho Cardoso duas obras da bibliografia local, o Engenheiro Técnico Agrário José Manuel Natividade Coelho, o Fruticultor Mário Fadigas em representação de seu filho, o Deputado Leonel Fadigas e, por fim, o ex-Secretário de Estado, que agradeceu a distinção.
Carlucci, Frank, em princípios de novembro de 1975 o embaixador americano em Portugal, passou por Alcobaça. Carlucci revelou-se uma personalidade de muita importância no tempo do PREC, refreando alguns ardores esquerdistas.
Tinha ido em visita de trabalho à Base Aérea de Monte Real e no regresso a Lisboa, quis fazer uma visita, ao que supunha, ser um antigo Convento Templário. Nem a CMA, nem a PSP foram avisadas da passagem. Possivelmente, também nem o Governo Civil de Leiria soube, Carlucci, acompanhado por dois homens, entrou no estabelecimento de Firmo Lisboa, aonde adquiriu uma peça de louça deAlcobaça, que pagou do seu bolso e se deteve por breve espaço a conversar.
Não fora Firmo Lisboa o ter reconhecido, possivelmente nunca se teria sabido deste simples acontecimento.
-Faleceu nos EUA a 28 de novembro de 2004.
Carneiro, Maria do Rosário Lopes Amaro da Costa da Luz, nasceu em Oeiras a 14 de outubro de 1948.
Licenciada em Ciências Sociais e Políticas, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa foi assessora dos Secretários de Estado da Investigação Cientifica, Ensino Superior e Família, de 1979 a 1983, diretora pedagógica da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, entre 1989 e 1995.
Na condição de independente, foi eleita deputada à Assembleia da República nas listas do PS, em 1995, 1999, 2002, 2005 e 2009. Presidiu à Comissão Parlamentar para a Paridade, Igualdade de Oportunidades e Família, entre 1995 e 1999, e à Rede Europeia de Comissões Parlamentares para a Igualdade de Oportunidades, em 1998. Maria do Rosário Carneiro é irmã do Eng.º. Adelino Amaro da Costa (falecido com Sá Carneiro no nunca esclarecido acidente de aviação Camarate) e esposa do professor Roberto Carneiro, com quem tem nove filhos. É mãe da maestrina Joana Carneiro.
-Partilha das tarefas domésticas: a Tarefa Necessária, foi o tema do seminário que se realizou, na sexta-feira, 17 de março de 1999, em Alcobaça.
Joana Barros Baptista, Alta Comissária para a Igualdade e a Família, e a deputada pelo Círculo de Lisboa, Maria do Rosário Carneiro, foram alguns nomes que compareceram no colóquio que se realizou no Hotel Santa Maria.
-É casada com a destacada personalidade que segue imediatamente referenciada.

Sem comentários: