segunda-feira, 14 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas




Avillez Figueiredo, Martim de Oliveira de, nasceu em Lisboa a 17 de agosto de 1972, filho de Luís Miguel da Trindade Oliveira Figueiredo, natural de Alcobaça, falecido a 31 janeiro de 1976.
Licenciou-se em Comunicação Social e Cultural, na Universidade Católica Portuguesa. Na mesma instituição, obteve o mestrado em Teoria e Ciência Política Contemporânea, tendo feito investigação no St. Catherine's College, em Oxford. Iniciou a sua carreira n' O Independente, em 1992, de onde saiu para a Grande Reportagem, em 1995, e para a Focus, em 1998. Posteriormente foi diretor-adjunto da Maxmen, entre 2001 e 2004, e subdiretor da Sábado, em 2004. Em 2004, tornou-se diretor do Diário Económico, exercendo as mesmas funções no i, criado em 2009. Abandonou esse cargo em 2010, tendo ingressado no Grupo Impresa. É comentador convidado na SIC Notícias.
Não obstante viver e trabalhar em Lisboa, vem com a mulher e filhos de vez em quando a Alcobaça.
É neto de Maria Graciosa Trindade Figueiredo, Mixó, que teve um estabelecimento na Praça Afonso Henriques, Alcobaça, especialmente vocacionado para confeções masculinas.
Veja-se aqui Maria Graciosa T. Figueiredo, vulgo MIxó.
Azevedo, (Bispo) Carlos Alberto de Pinho Moreira de, nascido em Milheirós de Poiares a 4 de setembro de 1955, esteve presente no âmbito das Comemorações do dia Internacional dos Monumentos e Sítios´08, e na exposição Formas do Sagrado-Esculpir e Moldar a Fé, inaugurada na noite de 17 de abril de 2008, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça.
Nesta exposição, foram patentes ao público 7 esculturas de madeira policromada, que habitualmente se encontram nas Capelas do Deambulatório da Nave Central. Seguiu-se à abertura da exposição, uma conferência da responsabilidade de D. Carlos de Azevedo, Bispo auxiliar de Lisboa (entre 2005 e 2011).
Apesar da noite de verdadeira tempestade, ainda assim a conferência teve boa assistência.
-D. Carlos Azevedo foi ordenado sacerdote, a 10 de julho de 1977, por D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto.
A sua ordenação episcopal teve lugar a 2 de abril de 2005, na Igreja da Trindade, na cidade e Diocese do Porto, tendo como ordenante principal D. José da Cruz Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, auxiliado por D. Armindo Lopes Coelho e por D. João Miranda Teixeira, respetivamente, Bispo e Bispo-auxiliar do Porto, numa cerimónia presenciada pelos demais Bispos-auxiliares e Prelados da Igreja Portuguesa.
A 11 de outubro de 2006, Bento XVI admitia a possibilidade do retorno à celebração da Eucaristia em Língua Latina, após pressões de grupos mais tradicionais junto da Santa Sé.
D. Carlos Azevedo declarou não sem humor:
Porque é que se há-de ir só até à Idade Média? Se é para voltar às origens, então que seja em Grego. Aí até achava graça!




Sem comentários: