segunda-feira, 14 de janeiro de 2019





NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas




Barros, António Jorge Pinto da Costa, mais conhecido por Jorge Barros, informou que nasci a 8 de outubro de 1944 em Alcobaça, onde frequentei, entre 1951 e 1957, o ensino primário, o ciclo preparatório e o curso geral de Comércio, e onde trabalhei como empregado de escritório (1958-1981) em empresas da família Raposo de Magalhães.
Igualmente em Alcobaça, fui colaborador dos jornais O Alcoa (1962-1968) e A Voz de Alcobaça (1974-2012), cofundador da Casa da Amizade e do Interact Club – ao qual presidi em 1963 – sócio e animador da Cooperativa de Consumo e Progresso Alcobacense (1966-1968), fundador e membro da Associação de Defesa do Património de Alcobaça – ADEPA (1976), além de corresponsável pelos Encontros de Fotografia no Mosteiro de Alcobaça, com a exposição “As Pedras e as Gentes” (1980).
Sócio fundador da cooperativa de cinema Virver (1975) e assistente de realização do filme Bom Povo Português, de Rui Simões, colaborei em A Confederação, de Luís Galvão Teles, e no documentário Lisboa – Rossio, de Fernando Lopes, sendo, na televisão, produtor executivo da série Histórias de Cidades, de José Hermano de Saraiva, e colaborador da série Os Descobrimentos Portugueses (1983).
Iniciei-me na fotografia em 1961, tendo como mestres e mentores o fotógrafo Antero, João da Bernarda, Maria Alice, José Manuel Almeida e Ernesto Luís, Victor Tomaz e José Nuno Câmara Pereira, que me incentivaram a continuar – o que fiz.
Assessor técnico da XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura, do Conselho da Europa (1983), colaborei mais tarde com Henrique Cayatte nas publicações de apresentação da EXPO’98 e no seu catálogo de animação de rua, dando também formação sobre fotojornalismo no CENJOR (1995-1997).
A par de fotografia realizada para capas de livros e edições musicais, colaborei com jornais e revistas como JL, Público, Diário de Notícias, Expresso, Dirigir, Formar, Tempos Livres, Egoísta e Atlantis/TAP, entre outros títulos, mantendo em paralelo, entre 1974 e 1982, colaborações com os grupos de teatro A Comuna, A Barraca e O Bando.
No domínio filatélico, sou autor de imagens publicadas em selos alusivos a uma vasta seleção de temas, em parcerias com designers tão consagrados como Luís Filipe Abreu, João Machado, Acácio Santos, Luiz Duran.
Pertenci, entre 2003 e 2006, à Direção da Sociedade Portuguesa de Autores.
Exposições de trabalhos meus decorreram em Lisboa (no âmbito da XVII Exposição do Concelho da Europa -1993 e da EXPO’98), Alcobaça, Póvoa de Varzim, Açores, Paris e no continente americano.
Como autor ou coautor estou ligado a dezenas de livros – na sua maioria com a chancela de editoras bem conhecidas – nos quais o meu conceito de fotografia é amplamente sublinhado. Tive, assim, oportunidade de criar um intenso diálogo fotográfico com textos de escritores tão marcantes como Fernando Pessoa, Raul Brandão, Eugénio de Andrade, Miguel Torga, José Cardoso Pires, Manuel Alegre, Fernando Assis Pacheco, Fernando Dacosta, Lídia Jorge, Armando Silva Carvalho, Mário Cláudio, Hélia Correia, João de Melo ou Francisco José Viegas, por exemplo. E, em paralelo, tive igualmente o privilégio de desenvolver uma estreita colaboração com figuras tão influentes da cultura portuguesa das últimas décadas como José Hermano Saraiva, Helena Vaz da Silva, Luís de Albuquerque, Francisco Hipólito Raposo, Martins Barata, Rui Rasquilho, Carmo Reis, Júlio Resende, Manuel Vilas Boas, José Aurélio, Soledade Martinho da Costa, Jorge Martins, António Valdemar, Maria Beatriz Rocha-Trindade, Paulo Pereira, Agostinho da Silva ou Benjamim Pereira. Eis a síntese de um convívio feito de experiências e contributos de que naturalmente me orgulho.
Quero continuar a partilhar mais vivências, sonhar e concretizar ideias no percurso de vida que ainda me resta.
-Sobre Jorge Nogueira Silvestre, Jorge Barros, escreveu no Voz de Alcobaça, de 27 de dezembro de 2012 que iniciámos a nossa amizade fraterna nas escadarias da Escola Primária da Roda e fomos colegas de carteira sob a batuta do professor Adão, a partir de 1952. Partilhámos na adolescência e juventude, convívios, brincadeiras, serões e madrugadas, animados por causas que criaram em nós a ilusão e a esperança de um mundo melhor. Partilhámos iniciativas e atividades, nos anos 60 e 70 do século passado, ora no Interact Clube, ora na Cooperativa de Consumo Progresso Alcobacense, ora na campanha eleitoral de 1969, onde ele foi candidato pela CDE pelo distrito de Leiria, comungando uma dinâmica desinteressada e ao serviço da comunidade. (…) Partilhámos a alegria do 25 de abril e estive com ele no espírito de solidariedade cívica quando se preparou a sua participação na Comissão Administrativa eleita para a Câmara Municipal de Alcobaça a que presidiu em 1974. Contrariei a sua saída para um cargo político no Ministério da Agricultura para o qual foi convidado, mas não me valeu de nada. Continuo a pensar que o nosso concelho perdeu então um elemento muito válido, pela sua inteligência, e sentido de responsabilidade, rigoroso e consensual nas suas propostas, sensato e leal duma enorme honestidade intelectual e política. (…)
Leia-se aqui Jorge Silvestre.
Barroso, Emília Maria Marques, nasceu em 19 de março de 1957, em Lisboa, filha de Luís Pereira Barroso e de Corina Luz Marques Barroso, ambos naturais de Riachos/Torres Novas.
Viveu até aos 5 anos em Lisboa, tendo depois acompanhado o pai, oficial da PSP, nos diversos destacamentos, Guimarães, Bissau, Viana do Castelo e Porto, localidades onde frequentou os estabelecimentos de ensino adequados à idade.
No Porto, ingressou na Cambridge School, tendo concluído o Certificate in English e frequentou o Goethe Institut, com conclusão do exame Mittelstufe.
De junho a novembro de 1974, viveu em Londres.
Em 1977, foi-lhe oferecida uma Bolsa de Estudo, com viagens, estadia e curso intensivo de dois meses, no Goethe Institut de Rothenburg ob der Tauber, na Baviera/Alemanha.
Em 1980, concluiu a Licenciatura em Filologia Germânica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Nesse ano, a convite de Gonçalves Sapinho, iniciou atividade no Externato Cooperativo da Benedita, como professora do então designado 9.º Grupo/Inglês e Alemão, atividade que ainda exerce, tendo no ano de 1989 concluído a Profissionalização em Serviço.
Desempenhou naquele estabelecimento de ensino, os cargos de professora de Inglês e de Alemão, de diretora de turma, de delegada de grupo, de coordenadora de diretores de turma, de coordenadora do projeto de grupos de nível em parceria com o Gabinete de Psicologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de diretora de ciclo dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e de membro do secretariado de exames.
-Desde 2012, é professora de inglês na Universidade Sénior da Benedita.
Pessoal e profissionalmente muito respeitada e considerada, alguns antigos alunos referem-se a ela nestes termos:
Carlos Pires (Advogado em Braga):Como diria o poeta, o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem; por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. E há pessoas assim, que têm o poder de transformar as nossas vidas. A Drª. Emília Barroso, my english teacher, foi uma destas pessoas. Mais do que uma professora, foi alguém que me inspirou. Mais do que as palavras com que me ensinou, foram as suas ações, a sua dedicação ao trabalho com tanto entusiasmo e verdade que me ficaram de exemplo. Obrigado por me ter feito sentir especial e capaz de alcançar os sonhos. Obrigado por me ter ensinado a compreender que não posso conseguir tudo, mas que devo lutar por tudo o que quero, sem nunca desistir. Com coragem. Com serenidade; a mesma serenidade que tantas vezes vi nos seus olhos. As lições que aprendi com a Drª. Emília estarão para sempre comigo, por isso, ela é a minha eterna teacher.
Adriana Passarinho (estudante, Benedita): One looks back with appreciation to the brilliant teachers, but with gratitude to those who touched our human feelings. The curriculum is so much necessary raw material, but warmth is the vital element for the growing plant and for the soul of the child (Carl Jung). Quando me perguntam quais as línguas que aprendi com a Professora Emília Barroso, não hesito na resposta: português, alemão e inglês. Depois, revelo a parte realmente importante. A Professora Emília não é apenas uma excelente professora de línguas, a Professora Emília é a melhor professora das linguagens da compreensão, da tolerância, da compaixão, do afecto, do respeito, do amor e de tantos outros valores que parecem esquecidos na sociedade dos nossos dias. Ela não ensina apenas alunos, mas sim seres humanos, colegas, amigos, a agirem como tal. Com a gramática e o vocabulário que me ensinou, aprendi a questionar tudo o que era assumido como certo e a afirmar coisas que, à primeira vista, pareciam improváveis. A paixão e entusiasmo pela profissão que exerce têm inspirado tantos alunos que, tal como eu, decidiram seguir as suas passadas e licenciar-se em Línguas – Vertente de Inglês e Alemão.
Por tudo isto e, acima de tudo, pelo prazer de ter sido sua aluna e agora grande amiga: Muito obrigada! Thank you so much! Vielen Dank!
Beatriz Mateus (Estudante de Design Industrial, Delft/ Holanda): Para mim, Emília nunca será o seu nome. Haverá sempre professora antecedendo, apesar de eu nunca ter sido oficialmente sua aluna. As aulas que tive foram no seu escritório, onde conversávamos sobre qualquer assunto. Eu trazia as questões e ela ensinava-me a responde-las. É isso que qualquer aluno que ‘pelas mãos’ lhe passa aprende – mais do que qualquer Inglês, Alemão ou outra disciplina – aprende a pensar!
-É casada com  o Avogado José Ferreira Belo, aqui referenciado.
Barroso, Fernando José Faustino Paula, nas suas palavras, nasceu em Alcobaça, na Pensão Central, a 16 de Fevereiro de 1959.
Frequentou o Jardim Escola João de Deus em Alcobaça.
Fez o ensino primário na escola primária local, do 2º ao 4º ano sempre com o mesmo professor, Senhor Professor Adelino Costa. Depois o Ciclo Preparatório, ensino secundário concluído em 1976 (tendo passado como muitos pelo Colégio de Alcobaça) e depois de novo na então Escola Técnica de Alcobaça. Viveu algumas aventuras do ensino em Portugal (Serviço Cívico Estudantil, Ensino Propedêutico até que ingressou no Ensino Superior em Coimbra no ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra). Mais tarde e porque a Engenharia não daria o espaço de criatividade que sentia necessária mudou para o curso de Arquitetura.
Em 1981 iniciou a sua carreira de docente (que ainda mantém) em artes.
Durante os anos de docência em Alcobaça, fez a sua ligação ao teatro como um sonho de criança. O neto do Faustino sempre com as suas teatrices. E foi como neto do Faustino que comecei a conhecer-me. O meu quintal era todo aquele parque fantástico da Gafa (onde muitos certamente recordarão o pequeno café do Faustino). Nesse meu quintal aprendi: a subir e a descer das árvores; a andar de bicicleta; a andar de patins. Foram incontáveis as manifestações de carinho que recebia de todos aqueles que por aquele parque se movimentavam. Alguns nomes que recordo: Daniel Mesquita, Brígida Semião, Silva da Algarminha, Guilherme, Luís Gavião e tantos outros que partilharam com meu avô histórias soberbas enquanto, sempre atentos, vigiavam as crianças. Deixo-vos um episódio: certo dia andávamos eu e meu primo António José Justino de Sousa a saltar a vala que existia junto ao Café muito perto do lago que ainda hoje existe, eu na última vez consegui saltar mas o meu primo (um ano mais novo) não conseguiu saltar. Eu parei (soube depois que fiquei em choque) enquanto o To Zé fazia um sobe e desce. O Daniel Mesquita saltou do interior do café e realmente salvou-o.
Cresci e passei a ser o filho do Engº. Barroso. Posteriormente a ser visto como o Prof. Barroso.
Em 1996, ajuda a fundar o Grupo de Teatro Prata da Casa, na Filarmónica da Vestiaria, com o saudoso encenador, Quiné. Participou posteriormente nos grupos de Teatro Bonifrates, Coimbra e GATT (Grupo Amador de Teatro de Taveiro, também em Coimbra
Levou a palco como ator várias peças: do Cinismo e Honra no grupo de Teatro Prata da Casa, até ao Principezinho de Exupéry com o Grupo Bonifrates. Fez várias formações e performances, em Teatro, com a Inatel, Coimbra.
No ano letivo de 2015-2016, bem como no de 2016/2017, leciona a disciplina de Teatro na Universidade Sénior de Pataias. É fantástico poder partilhar com todos os alunos esta experiência. Enriqueço com eles todos os dias.
Com o nome de autor de Fernando Paula Barroso começou o seu percurso nas letras, assim: no ano 2001 editou o seu primeiro livro de poesia Um Olhar… Uma Lágrima… Um Sorriso!, pela Pé de Página Editora, em 2002 e pela mesma Editora publica um conto infantil Os Amigos e a Amizade e integra a Coletânea de Autores da mesma Editora.
Mais tarde, em 2014 publica mais um livro de poesia Amor… Na ponta dos dedos!!!, Edição de autor. Integrou posteriormente as Antologias de Poesia: da Chiado Editora “Entre o sono e o sonho” e do Grupo Múltiplas Histórias a Antologia Perdidamente.
Depois de uma breve passagem pelo desenho de Mobiliário e Tapeçaria Contemporânea, dedica também algum tempo à imagem quer pela fotografia quer pela pintura.
No momento, integra o grupo de autores do Concelho Alcobaça: Os Amigos das Letras, e participa sempre que pode, nas atividades do grupo S.O.S Contadores de histórias. Este último grupo que têm como finalidade a deslocação a hospitais e locais onde as histórias ajudem a sorrir. Hoje conheço-me em alguns locais como o pai da Andreia. É fantástico este crescer à medida que aparecem as cãs. É uma forma de ver a vida sem olhar a distância temporal.
Bastos, Hernâni Correia, assumidamente pessoa  de direita, diz que foi preso e levado para Caxias pelo COPCON, em julho de 1975, conjuntamente com outros alcobacenses, por indicação de Gilberto de Magalhães Coutinho, com que até não se relacionava mal, embora este (segundo conta) lhe tivesse dito uma vez que um comunista não tem família, amigos ou sentimentos que o façam transigir. Coutinho negava esta imputação que dizia maldosa. Hernâni Bastos, pessoa extravagante, nem sempre era cuidadoso nas expressões e atitudes, o que lhe acarretou alguns dissabores.
Leia-se com detalhe Fleming de Oliveira em No Tempo de Soares, Cunhal e Outros e aqui Carlos Leão da Silva (Carangueijo), Luís C. Serrenho (Capador), Mário Amaral e Tarcísio Trindade.

Sem comentários: