quinta-feira, 17 de janeiro de 2019




NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas



-Vicente, (Padre) Carlos Jorge Henriques, nasceu em Lisboa a 27 de janeiro de 1957, sendo o mais velho de 5 irmãos, filho de um Oficial da Força Aérea e de uma dona de casa.
Fez o percurso liceal, do 1º ao 7º ano, no Liceu de Camões, e ingressou no Instituto Superior Técnico, que frequentou durante 6 anos. A passagem por estas instituições académicas, marcou indelevelmente a sua formação intelectual e humana, que foi enriquecida com o Curso de Teologia, na Universidade Católica.
Foi Ordenado Presbítero em 7 de julho de 1991, designado Pároco de Santa Maria dos Olivais, Pároco da Unidade Pastoral de Sintra (incluindo 3 paróquias), esteve um ano em serviço na Paróquia de Nª. Sª. dos Navegantes (Parque das Nações), Pároco de Alcobaça, Maiorga e Cós, durante um ano, e da Vestiaria, durante 3 anos, coordenador geral do jornal O Alcoa. Pároco de Alcobaça desde 20 de setembro de 2009, assumiu por inerência a coordenação do jornal paroquial O Alcoa. Neste, a sua intervenção foi decisiva para a sua viabilidade e renovação, desenhando o novo logótipo, acompanhando cada fecho de edição, dinamizando obras na redação e diversas iniciativas. Foi neste jornal que publicou a rubrica Palavra de Deus & palavras de homem, desde 18 de novembro de 2010 até à sua última edição como coordenador-geral a 7 de agosto de 2014, com o que preencheu cerca de uma centena de artigos. Atualmente, é Pároco de Nª. Sª. da Conceição da Amadora, Conselheiro Espiritual de 3 Equipas de Casais de Nossa Senhora (ENS): Algueirão 5, Sintra 5, Alcobaça 1 e Membro da Equipa de Coordenação Regional de Lisboa dos Encontros Matrimoniais.
D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, anunciou no dia 16 de julho de 2014 as nomeações presbiterais para o ano pastoral de 2014/2015.
O Padre Carlos Jorge, pároco de Alcobaça e Vestiaria, passou a partir de setembro, a pároco da Amadora, tomando posse a 20 de setembro de 2014, coincidindo com o início da visita pastoral do Patriarca de Lisboa àquela vigararia. Afável, mesmo assim teve alguns problemas
Recebi esta nova nomeação com naturalidade: sei que, um dia, a minha presença numa paróquia termina, afirmou. Mas é um momento muito difícil, como reconheceu, acrescentando que afastar-me de tanta gente de quem gosto, com quem teci cumplicidades e partilhei a vida, é extremamente duro, como é fácil perceber. De partida para Amadora, o Padre Carlos Jorge disse esperar dar o seu melhor e servir com humildade, aqueles para quem vai ser pastor, em nome do Senhor Patriarca.
A partir de setembro, Alcobaça e Vestiaria tiveram novo pároco. Tenho certeza que as paróquias vão acolher muitíssimo bem o novo pároco, Padre Ricardo, e, com ele, continuar a construir a comunidade na unidade e na comunhão dando, assim, mais sabor e encanto a Alcobaça e à Vestiaria, afirmou o Padre Carlos Jorge.
-Vitorino, (Padre) Manuel José, nasceu em Alcorriel/Torres Novas a 8 de março de 1910.
Frequentou os Seminários do Patriarcado, sempre com bom aproveitamento e foi ordenado sacerdote a 29 de junho de 1938, no Seminário dos Olivais, pelo Cardeal Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Nomeado Pároco de Alcobaça, aí começou a sua vida de Pároco, em 4 de outubro de 1938, donde transitou para Pároco de S. Tiago de Torres Novas, em 10 de outubro de 1962.
Em nove de outubro de 1976, foi-lhe entregue a Paróquia de Moitas Vendas em colaboração com o Padre José Branco Rosa, ambos encarregados de várias paróquias, párocos e coadjutores um do outro.
Aquando da sua passagem por Alcobaça, como Pároco durante 23 anos, foi fundador do Jornal O Alcoa.
O Pároco de Alcobaça, Alexandre Siopa, O Alcoa e a Paróquia, estiveram presentes em Moitas Vendas no dia 3 de julho de 1088.
O Padre Vitorino, como ficou conhecido entre os Alcobacenses, perfez cinquenta anos de sacerdócio, no dia 29 de junho de 1988. Os paroquianos de Moitas Venda, não quiseram deixar passar essa efeméride com o Padre Manuel Vitorino, 50 anos vividos em plena doação. Mais ainda manifestaram o desejo, e dirigiram convite, aos antigos paroquianos alcobacenses para em conjunto festejar o acontecimento, no dia 3 de julho de 1988, no Salão Polivalente de Moitas Venda, podendo os que assim o desejarem levar o lanche, para uma confraternização em comum. 

Sem comentários: