terça-feira, 15 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


Cavaleiros Tauromáquicos,

João Cerejo, Joaquim Bastinhas e Moura Caetano, Grupos de Forcados de Montemor-o-Novo e de Caldas da Rainha, no dia 9 de maio de 2004 esgotaram a lotação da Praça de Touros desmontável da Benedita, numa corrida à portuguesa, comemorativa dos 20 anos da elevação a Vila, organizada pelos Bombeiros Voluntários em seu benefício.
-No dia 11 de maio de 2008, teve lugar na Praça de Touros da Benedita, que se encontrava com numeroso e animado público, uma Corrida de Touros à Portuguesa, organizada pelos Bombeiros Voluntários, em seu benefício.
Participaram os cavaleiros Marco José, José Manuel Duarte e Vítor Ribeiro que cumpriram, perante 6 touros da ganaderia de António Silva. Nas pegas estiveram os Grupos de Forcados de Tomar (capitaneados por Carlos Alberto) e os de Caldas da Rainha (capitaneados por Nuno Vinhais), que efetuaram rijas pegas, bastante aplaudidas.
-Sónia Matias, Marco José e Tiago Carreiras, estiveram no concelho de Alcobaça, no 1 de junho de 2008, com a realização da 1ª. Grande Corrida de Toiros do Bárrio, integrada no 75º aniversário da criação da Freguesia.
A cavaleira de Porto Alto, havia toureado no domingo anterior na centenária Feira da Azambuja, ao lado de Joaquim Bastinhas, Manuel Jorge de Oliveira e Duarte Pinto. No dia 10 de junho seguinte, atuou na corrida da RTP na Monumental de Santarém (Palha Blanco), espetáculo integrado na Feira Nacional da Agricultura.
Por sua vez, o caldense Marco José, depois da atuação no anterior dia 11 na Benedita, voltou ao concelho.
O praticante Tiago Carreiras veio com desejo de triunfar o que conseguiu, depois do êxito recente em Alter, em Santo António das Areias e Santo Amaro (Sousel).
Frente a um imponente (e muito bem apresentado) curro de touros de José Salvador, pegaram com brio e valentia, os Grupos de Forcados Amadores de Tomar e Caldas da Rainha.
A corrida foi animada, musicalmente, pela Banda da Orquestra Juvenil da Freguesia do Bárrio.
-Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Ana Batista atuaram a 17 de maio de 2009, na Benedita.
Nas pegas, os grupos de Forcados Amadores de Tomar e Alenquer, não deixaram créditos por mãos alheias.
No final das lides, foi chamado à praça, o ganadeiro João Ramalho pelo excelente conjunto de animais que apresentou.
Foi um espetáculo organizado pela Tertúlia Tauromáquica a favor dos Bombeiros da Benedita.
-Cumprindo com uma tradição, interrompida nos anteriores 17 anos, Alcobaça foi palco de uma corrida de toiros, no dia 23 de agosto de 2009, incluída na programação da Feira de S. Bernardo, em benefício da Associação de Bombeiros Voluntários.
Atuaram os cavaleiros de alternativa Luís Rouxinol e Filipe Gonçalves (que tinha confirmado a alternativa 2 dias antes, no Campo Pequeno) e o praticante Marcelo Mendes. Os toiros eram da ganadaria de Ruy Gonçalves.
Quanto a Rouxinol, teve uma prestação séria em ambos os toiros (primeiro e quarto na corrida), com um brinde aos soldados da paz. Não abusou dos ferros compridos e procurou impor o seu estilo alegre e fluente, ao citar com vistosas piruetas para se aplicar nos curtos, cravados como mandam as leis, pelo lado direito, em quarteios corretos. Os forcados, não puderam gabar-se de facilidades, pois António Imaginário, de Santarém apenas pegou à terceira e José Henriques, da Chamusca, à segunda tentativa.
Filipe Gonçalves, apelidado por alguns como furacão do Algarve, esteve melhor em Alcobaça do que no Campo Pequeno, em 20 de agosto. Foi o triunfador, segundo os críticos, beneficiando de um ligeiro defeito do primeiro toiro nas patas traseiras, o que lhe aligeirava a corrida. Soube tirar partido do oponente, com vistosos adornos de joelhos precedendo a cravagem dos 4 ferros curtos que galvanizaram as bancadas. O jovem Emanuel, da Chamusca esteve em bom plano, ao consumar a pega na primeira tentativa.
O quinto toiro, que calhou em sorte a Filipe Gonçalves, proporcionou-lhe uma boa tarde. Iniciou os curtos de câmbio em que aguentou a enormidade da investida de praça a praça e, a partir desse momento, agarrou o público, com uma variada série de bons ferros, precedidos de cites de joelhos e um ferro à violino. Na pega, Manuel Góis, de Santarém, falhou 3 tentativas, mas conseguiu desembaraçar-se à quarta.
Marcelo Mendes, lidou um cornúpeto feio, com hastes fechadas a apontar para o céu. Não foi muito feliz no sorteio dos toiros, mas não se intimidou pois desempenhou as lides com brio e acerto, a começar pela brega do primeiro toiro, conseguindo cravar os compridos de forma exemplar. Nos curtos revelou detalhes de seriedade, falhando apenas um ferro na sequência das reações irregulares do animal.
No último toiro, sofreu um toque que deixou marcas na montada. Neste, temia-se que a pega não resultasse, mas depois de uma investida sem rumo, João Góis, de Santarém, consumou a ida à cara com sucesso.
A casa esteve composta e o público entusiasmado saiu muito satisfeito, dando a deslocação por bem entregue.
-No dia 9 de maio de 2010, Filipe Gonçalves atuou na Praça de Touros da Benedita, em favor dos Bombeiros Voluntários.
Nesse ano, e pela primeira vez, a praça foi instalada num espaço alindado em frente ao Quartel dos Bombeiros. Também atuaram Brito Paes (filho e neto de figuras do toureio) e Marcos Bastinhas (filho de Joaquim Bastinhas), que neste ano teve muitos sucessos, destacando-se a Venezuela, aonde foi o grande triunfador na Feria d’El Sol. Em competição estiveram os Grupos de Forcados amadores de Tomar, da Azambuja e o Académicos de Elvas, capitaneado por Ivan Nabeiro, irmão de Marcos Bastinhas.
Considerado como um dos mais novos e talentosos cavaleiros nacionais, tem vindo a afirmar-se tanto em praças nacionais como internacionais.
Na temporada de 2011, fez a estreia no dia 20 de março em Calamonte. Em abril teve presenças no dia 9 em Almendralejo, no dia 30 em Campanário. No dia 1 de maio, Caetano toureou em Talayula e no dia 22 de maio, atuou pela primeira vez, na temporada, em Portugal, marcando presença na corrida da Benedita.
Depois de terem sido anunciados os nomes de Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório, juntou-se outro nome, João Moura Caetano, ao cartel da corrida de toiros.
Competição não faltou entre os três cavaleiros alentejanos, o mesmo aconteceu com as pegas repartidas entre os grupos de forcados Amadores de Caldas da Rainha e os Amadores de Coruche que se saíram a contento.
A animar a corrida, esteve a Banda da Nazaré que, a cada ano, se vem afirmando com sucesso ao ser convidada para aturar nas praças importantes do país.
Os toiros pertenceram a ganaderia de Santo Estevão e a organização à Associação dos Bombeiros Voluntários da Benedita que teve ainda no programa uma garraiada na véspera e um passeio equestre pelas ruas da freguesia na manhã do dia da corrida.
-Foi no sábado dia 2 de junho de 2012, pelas 17 horas, que começou a X Grande Corrida de Toiros da Benedita.
Depois de ter sido adiada devido ao mau tempo que se fez sentir no dia 20 de maio, agora com sol a brilhar, havia expectativa a rodear esta corrida de toiros, que teve um cartel composto por três jovens cavaleiros.
Filipe Gonçalves, vinha moralizado depois de uma atuação no anterior domingo na Califórnia.
Marcelo Mendes, rubricou uma boa prestação na sortida do livramento e Pedro Salvador, que declarou estar com muita ilusão e uma vontade enorme de triunfar forte na Benedita. Este cavaleiro disse ainda pensar que o público da região centro do país é caloroso e aficionado e merece uma entrega total da parte dos toureiros.
Pedro Salvador, lembrou que o elenco é composto por três cavaleiros que procuram singrar-se como figuras, pelo que acredita que a Benedita vai receber um grande espetáculo.
Frente a um imponente curro de toiros da Ganadaria Casa da Avó estiveram em praça três grupos de forcados, os Amadores de Tomar, Azambuja e de Coimbra.
A corrida foi animada pela Banda Filarmónica de Turquel que fez a estreia em corridas de toiros.
Nesta corrida atuou com agrado o trompetista José Pereira Gomes, da Maiorga.
A praça esteve instalada em frente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Benedita, a quem mais uma vez coube a organização.

-Concepcion Verrill, vulgo Conchita Citron, nascida no Chile a 9 de agosto de 1922, embora por muitos considerada peruana, dado neste país ter vivido desde muito nova, e que na década de 1950 atingiu alguma notoriedade em Portugal, frequentou em Alfeizerão com assiduidade e regularidade, a quinta que pertenceu a Vitorino Fróis.

Sem comentários: