terça-feira, 15 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas

Cavaco Silva, Maria Alves da Silva, nascida a 19 de março de 1938, em S. Bartolomeu de Messines, Professora Universitária, esposa do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugurou no dia 22 de setembro de 2006 em Alcobaça, na Galeria de Exposições da Ala Sul do Mosteiro, a exposição A Coleção de Cerâmica da Casa-Museu Vieira Natividade e as Fábricas de Louça do Concelho de Alcobaça.
A visitante foi recebida pelo Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, e por Rui Rasquilho, diretor do Mosteiro, servindo de cicerone Jorge Pereira de Sampaio.
Inúmeros convidados estiveram presentes, muitos de famílias relacionadas com a cerâmica alcobacense.
-Eram 15 horas e 55 minutos de sábado, 5 de dezembro de 1987, quando Maria Cavaco Silva chegou, em visita particular, ao Lar Residencial de Alcobaça, a convite do Diretor, João do Vale Coelho.
Troca de boas vindas e cumprimentos assinalaram a chegada, tendo a convidada percorrido, interessadamente, as instalações do Lar e conversado com alguns utentes, tentando perceber as suas origens e problemas. Para acompanhar a esposa do primeiro-ministro, encontravam-se diversas personalidades da vida política e social, como o Governador Civil de Leiria, Presidente e vereadores da Câmara Municipal. Esperava-se encontrar uma representação da comissão política concelhia do PSD, que por razões que desconhecidas não esteve presente.
-A Fundação Manuel Francisco Clérigo, convidou Maria Cavalo Silva para, em fevereiro de 1988, efetuar uma visita ao Centro Social, bem como assistir à assinatura do Auto de Consignação para a construção do Lar para idosos.
Ao chegar a visitante foi recebida pelo Presidente da Fundação, Mário FGélix Pedro, e restantes membros da Administração, assim como a Junta de Freguesia de S. Martinho, Direção dos Bombeiros Voluntários, PSP, Guarda Fiscal, Delegação Marítima, ISN, Câmara Municipal de Alcobaça, Governo Civil de Leiria, GAT/ Caldas da Rainha e PSD/Alcobaça.
-A mostra alusiva à vida de Inês de Castro esteve patente na galeria do Mosteiro de Alcobaça e Maria Cavaco Silva conheceu os detalhes históricos da vida desta lenda, num amor proibido com D. Pedro.
Maria Cavaco Silva, aproveitou o dia 26 de abril de 2012 para visitar o túmulo de D. Inês e algumas áreas interditas do mosteiro e que aguardam verba para recuperação, como foi o caso do antigo Asilo, onde se pretende que seja construído um hotel de charme.

No final, a Esposa do Presidente da República mostrou-se agradada com o que viu, tendo em conta que conhecia o Mosteiro, mas não as áreas mais escondidas, ao mesmo tempo que gostou da ideia de uma candidatura da história de Pedro e Inês a Património Imaterial da Humanidade.

Sem comentários: