segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Imagens PPD - PREC Alcobaça 1974-1975

O processo democrático pós-25 de Abril, está indissoluvelmente ligado ao PPD/PSD. Enquadrado em Alcobaça por um grupo de dirigentes que deram a cara e se iniciavam na vida política, sem passado, mas com idealismo, sentido cívico e pouco calculismo, contribuiu com firmeza para contrariar a perversão totalitária que alguns, tal como noutros pontos do País, aqui pretendiam implantar.

O primeiro Congresso do PPD, em 22 e 23 de Novembro de 1974, ainda sem representantes de Alcobaça, que reuniu 994 delegados no Pavilhão dos Desportos de Lisboa foi, segundo as suas conclusões, uma demonstração inequívoca da entusiástica adesão das bases a um projecto de construção de uma sociedade socialista em Portugal pela via da social-democracia




- A 7 de Dezembro foi inaugurada a sede do Partido Popular Democrático, em Alcobaça, numa sessão com cerca de cem pessoas, com a presença de vários dirigentes da CPD de Leiria.

Em 14 de Dezembro, o PPD de Alcobaça, não sem algum nervosismo, fez a sua primeira sessão de esclarecimento no Salão da Associação Recreativa dos Montes, com cerca de 600 pessoas a assistir, em cuja localidade havia, desde a primeira hora, um grupo destemido, sempre disponível e desinteressado.
Era tão forte a relação de cumplicidade existente entre os companheiros dos Montes, e os da concelhia de Alcobaça e a própria Distrital de Leiria que, durante anos, não houve nenhuma campanha eleitoral, cujo início ou encerramento, se não processasse nos Montes.


Usaram da palavra, o médico em Leiria Carrilho Vilhena, o prof. Sapinho, o engenheiro agrónomo/silvicultor, Silva Carvalho, o advogado, Fleming de Oliveira e o agricultor, Firmino Franco, muito doutoral, a preparar a sua candidatura como deputado suplente à Assembleia Constituinte e que gostava de dizer que até ensinava a engenheiros agrónomos… e outros.

O PPD fez em 15 de Janeiro a sua apresentação na Benedita, terra que o MDP/CDE reputava de fascista, conforme José Luís Machado, com a presença de Silva Carvalho, Gonçalves Sapinho, Rafael Serralheiro, José Vinagre, Fleming de Oliveira e outros, e em 7 de Fevereiro no Cineteatro de Alcobaça, cheio, apesar da campanha eleitoral se iniciar oficialmente apenas em 4 de Março.

Em 7 de Fevereiro de 1975 com o Cineteatro cheio, e com boa presença da JSD, apesar da campanha eleitoral para a Assembleia Constituinte se iniciar oficialmente apenas em 4 de Março, o PPD fez a sua apresentação em Alcobaça.
Usaram da palavra Gonçalves Sapinho (candidato), Firmino Franco (candidato suplente), Silva Carvalho, Fleming de Oliveira, Oliveira Dias (candidato) e Ferreira Junior (candidato).

Sem comentários: