terça-feira, 6 de janeiro de 2009

FALANDO SOBRE A FAMÍLIA


UM SARAU ROMÂNTICO EM MATADUÇOS

Fleming de Oliveira

Fomos mais uma vez a Mataduços. Em casa do Domingos e da Biquica, há calor e normalmente sol. Desta vez, o almoço, que belo lombo de porco assado foi servido pela Biquica, que nem o da Carminda ao domingo, acompanhado de entrada por um Valdoeiro, das Caves Messias da Bairrada, de que aliás só havia duas garrafas, guardadas pelo Domingos para os grandes dias, foi o aperitivo para uma soirée musical, no melhor estilo de um romântico Salão da Marquesa de Alorna, música do no coração, como é apanágio agora do Grande Auditório da Mataduços.
Teve a Família FO, o grato privilégio de assistir ao concerto de Apresentação Mundial do Trio MarTeLeo, integrado pela Mara no violoncelo, Teresa P., na viola 1 e Leonor P., na viola 2. Querem saber qual foi o Programa?
Courante 1 (correntxl)………………………………………….………….……………………….de Michael Praetorius
Courante 2 (correntxl)…………….……………………………………………………….……….de Michael Praetorius
Ut (utxeh) Re Mi Fa Sol La……….…………………………………………………………………...de William Daman
Trio in F Major…………………………….…………………………………………………………….…….de C. P. E. Bach
Sonata à 3 Dessus
Fuga………………………………………………………………………………………………………………..Antoine Dornel

O trio das meninas, [FdO1] foi acompanhado ao piano pela Profª Florence Lobo e à Flauta Tenor e Flauta Baixo pelo Prof. Pedro Bento e, muito atentamente, pelo Domingos e Biquica. A Biquica teve necessidade de prevenir, os FO’s incautos, que algumas peças apresentadas tinham vários andamentos e que só se batem palmas no fim. Mas o entusiasmo dos FO’s era tanto, que por vezes alguém se descuidava…, como a Inês.
A Família FO gostou tanto do sarau, que não se importaria nada de repetir a sessão…, mesmo sem almoço.
Ouviste Domingos ou estás distraído?
Pedi ao Domingos umas informações sobre esta reunião. Como vos surgiu a ideia?
Um belo dia, os telefones tocaram em casa dos vários membros do clã. Do outro lado da linha, a voz sempre canora da Tia Bikika, a convidar para um almocinho familiar. Mas, a que propósito?
Bom, convenhamos que para reunir a família todos os propósitos são bons. Mas… nem era Natal, nem Páscoa, nem festa de aniversário. O mistério surgiu e os alvitres foram congeminando razões para uma surpresa não adivinhada. E uma das tias arreou o acanhamento e afoitou-se: Ó Bikika, tu estás grávida?... Bom, tudo era possível e o segredinho não era para menos. Mas a gravidez era outra. De facto, a Família de Mataduços ia dar à luz …mas era um concerto… Era intérprete o trio MarTeLeo (Mara em violoncelo, Teresa e Leonor em viola de arco), com a colaboração de Florence Lobo (mãe da Mara) em piano e de Pedro Bento (marido da Florence) em flauta de bisel.


Isso foi a música. E agora o que me dizes de coisas importantes como o almocinho, Domingos?
Depois de um lombinho de porco estufado no forno, regado com uma pinga da Quinta de Valdoeiro, reuniu-se o público, como se fora a toque de campa tangida.
E o trio MarTeLeo puxou do profissionalismo que do Conservatório vai respingando e … vamos a isto, com garbo e arreganho, sem deixar créditos por mãos alheias. Por entre as arcadas dos três instrumentos de corda desfilaram, em primeiro lugar, duas pequenas peças de Michael Praetorius, com o reforço da flauta de bisel baixo. Seguiu-se Ut-re-mi-fa-sol-la, de William Daman. Finalmente, o jovem trio acrescentou ao deleite do repasto, a saborosa interpretação de uma sonata de Carl Phillipp Emmanuel Bach. Vergado à insistência acalorada dos aplausos, o promissor trio contemplou tão selecta assistência com um encore.
Eram 16.45 horas do dia 12 de Novembro, do ano da graça de 2005.



[FdO1]

Sem comentários: