sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

-GAGO COUTINHO E SACADURA CABRAL.FESTEJOS EM CELA/ALCOBAÇA-

-GAGO COUTINHO E SACADURA CABRAL.FESTEJOS EM CELA/ALCOBAÇA-

Fleming de Oliveira


Em Julho de 1920, foi aberta na secretaria da Câmara Municipal de Alcobaça, uma lista de inscrição para os alcobacenses pudessem concorrer para a aquisição de um aparelho destinado a fazer o percurso aéreo Lisboa/Guiné/Rio de Janeiro/Lisboa. Ao fim de dois meses, constatou-se que o produto apurado, tal como a nível nacional foi pouco significativo e a ideia foi abandonada. O projeto passou a ser outro.
A grande viagem teve início no Rio Tejo, às 7h de 30 de Março de 1922 , empregando um hidroavião monomotor, equipado com motor Rolls-Royce e batizado de Lusitânia. Sacadura Cabral era o piloto e Gago Coutinho o navegador. Este último havia criado, e utilizaria na viagem, um horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros. A primeira etapa da viagem foi concluída sem incidentes, no mesmo dia, em Las Palmas.
No dia 5 de Abril, partiram rumo à Ilha de São Vicente/Cabo Verde. Lá se demoraram até ao dia 17, para efetuar reparações no hidroavião, tendo partido do porto da Praia/Ilha de Santiago, rumo ao minúsculo Arquipélago de São Pedro e São Paulo/Brasil, onde amararam. O mar, bastante agitado, causou danos ao Lusitânia. Gago Coutinho e Sacadura Cabral foram recolhidos pelo cruzador República da Marinha de Guerra Portuguesa, que os salvou, tal como aos livros, sextante, cromómetro e outros instrumentos e os conduziu a Ilha de Fernando de Noronha. Para perpetuar o ocorrido, os aviadores portugueses deixaram nos penedos um padrão de chapa de ferro, cravado a letras de latão: Hidroavião Lusitânia – Cruzador República. Apesar de exaustos pelo voo e pouso acidentado, os portugueses comemoraram o achamento dos penedos em pleno Atlântico Sul, com total precisão apenas com recurso a navegação astronómica e ao sextante.
Com a opinião pública portuguesa em delírio e a brasileira também muito envolvida nesta aventura, o Governo Português viu-se compelido a enviar outro hidroavião, o Pátria, para prosseguir a viagem a partir da Ilha de Fernando de Noronha. Desembarcado, montado e preparado, o aparelho a 11 de Maio, Gago Coutinho e Sacadura Cabral descolaram de Fernando de Noronha. Entretanto, novo acidente os acometeu, quando tendo retornado e sobrevoando os penedos de São Pedro e São Paulo para reiniciar o trecho interrompido, uma avaria no motor os obrigou a amarar de emergência, tendo permanecido nove horas como náufragos, até serem resgatados por um cargueiro inglês. 
Reconduzidos a Fernando de Noronha, aguardaram até 5 de Junho, quando lhes foi enviado um novo hidroavião para que a viagem prosseguisse até ao Rio de Janeiro. Tendo levantado voo, a 17 de Junho amarou em frente à Ilha das Enxadas/Enseada da Guanabara.
Aclamados como heróis nas cidades brasileiras onde amararam, os aeronautas portugueses concluíram com êxito não apenas a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, mas pela primeira vez na História da Aviação, tinha-se viajado sobre o Atlântico, apenas com o auxílio da navegação astronómica, a partir do avião. Embora a viagem tenha consumido um total de setenta e nove dias, o tempo de voo foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo sido percorridos 8.383 quilómetros. A travessia realizou-se, na verdade, em várias fases, no intervalo das quais os hidroaviões eram assistidos. Contudo, consideraram-se quatro etapas, visto que, graças a problemas mecânicos e condições naturais adversas, foram utilizados três hidroaviões.
-FESTA NA CELA
No próprio dia 17 de Junho, ao saber-se na Cela da chegada dos dois aviadores ao Rio de Janeiro, houve enorme regozijo com uma salva de 21 morteiros, toque de sinos e música na rua.
No dia seguinte de madrugada, foram lançados mais 21 morteiros e às 11 horas o Pároco da Freguesia Pe. Manuel Silvestre celebrou uma Missa de Ação de Graças, a que assistiram as crianças das escolas e respetivos professores, bem como elementos da Junta de Freguesia, Direção do Centro Republicano da Cela e povo. Na homilia, o Pe. Manuel Silvestre falou durante 20 minutos, aludindo ao significado e importância do feito e festejos, enaltecendo os aviadores e espírito aventureiro dos portugueses.
Pelas 15 horas, realizou-se uma sessão na pequena sede do Centro Republicano da Cela, situada numa sala ao lado da Junta de Freguesia, onde se encontravam expostos os retratos de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, tendo-se lançado vivas aos dois heróis, à Pátria/República Portuguesa e ao Brasil. A Filarmónica da Cela, que atuava no coreto, interpretava de vez em quando o Hino Nacional, no que era acompanhada com os cânticos das crianças mobilizadas.
À meio da tarde, iniciou-se um cortejo cívico com povo e entidades que presentes, com excepção do Pe. Manuel Silvestre que não pactuava com os que, embora republicanos como ele, por acinte hostilizavam a Igreja. Também se realizaram corridas pedestres, de saco e outros divertimentos[FdO1]  do agrado popular, bem como foi distribuído pão, vinho e assado um carneiro.
Às 21 horas, a partir do Centro Republicano da Cela, cuja sala se encontrava iluminada acetilene, começou um baile. E, com o baile se deram por terminados os festejos na Cela, com animação e ordem. A Junta de Freguesia da Cela e o Centro Republicano (com oito militantes inscritos), cujos titulares eram os mesmos, ainda propuseram à Câmara Municipal que diligenciasse trazer a Alcobaça e à Cela, os gloriosos aviadores. Mas a Câmara respondeu que não havia verba, pelo que a ideia foi posta de parte.
Por esta altura o agricultor José Ferreira, de Casal da Maceda, bebeu veneno, o que lhe foi fatal. Segundo correu, isso aconteceu porque tendo sido fiador de um genro, este não pagou a letra e o credor avisou que lhe iria penhorar a casa, no que ele não teve dúvidas em acreditar. Mas também houve quem assegurasse, que o ato desesperado, foi devido à ameaça da mulher em o abandonar. Seja como for, este incidente não impediu os festejos, embora a polémica sobre se o falecido poderia ser enterrado no cemitério da Cela se tivesse prolongado por uns dois dias, sendo resolvida pelo Pe. Silvestre, no sentido de isso acontecer.

Apesar desses eufóricos intervalos, havia muita gente capaz de aceitar uma alternativa que o populismo, a demagogia ou o golpismo lhe punha adiante. Nessa altura, muitos com responsabilidades estavam a demitir-se do seu papel e a atear um fogo que não conseguiriam apagar. O País havia chegado a um ponto crítico, aquele em que a corda, de tão esticada, ameaçava partir-se. Dezena e meia de anos sucessivos de sacrifícios e instabilidade político-social, pulverizara o que pudesse existir de confiança popular no regime e a esperança de um final feliz. Um país pode viver em sufoco durante um certo tempo, se tiver no horizonte uma perspetiva de melhorias, mas não pode viver asfixiado por um garrote que não cumpre os objetivos para que era justificado, quando se dá conta que aquilo que o espera é somente mais instabilidade e empobrecimento.

Sem comentários: