sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

-TOPONÍMICA (PRÉ-REPÚBLICA E REPUBLICANA) EM ALCOBAÇA-


-TOPONÍMICA (PRÉ-REPÚBLICA E REPUBLICANA) EM ALCOBAÇA-
Fleming de Oliveira

A Comissão Iniciadora do Centenário do Nascimento de Alexandre Herculano, de pendor republicano, oficiou à Câmara Municipal no sentido de fosse crismada no dia do Centenário com o nome do glorioso historiador uma das ruas desta vila. No seguimento desta proposta, a Câmara (em sessão de 5 de Abril de 1910), deliberou dar o nome de Alexandre Herculano à Rua de Santo António.
Todavia, pelo Secretário da Direção do Centro Republicano de Alcobaça foi pouco depois entregue na Câmara o seguinte requerimento:
Il.mos e Ex.mos Srs. Presidente e vereadores da Câmara Municipal de Alcobaça:
Diz a direção do Centro Republicano Democrático de Alcobaça que, tendo a Ex.ma Câmara Municipal de Alcobaça deliberado em sua sessão de 5 de Abril do corrente ano substituir o nome da rua de Santo António, desta vila, pelo nome de Alexandre Herculano, e não tendo essa deliberação sido ainda executada, certamente por deficiência de verba orçamental ou por quaisquer outros motivos estranhos à vontade de V. Ex.ª, visto como a deliberação citada foi tomada por unanimidade e ela absolutamente correspondente aos sentimentos cívicos de todos os munícipes e ao seu íntimo culto pelas grandes individualidades da nossa história, deseja tomar a seu cargo a execução da referida deliberação e por isso vem à Ex.ma Câmara a necessária autorização para mandar fazer e colocar as placas com o nome do egrégio historiador da pátria portuguesa, acompanhado de uma legenda explicativa.
Mais pede a direção, caso V. Ex.as se dignem conceder-lhe a autorização que deseja, licença para dar ao ato inaugural das placas a devida solenidade esperando que V. Ex.as se dignem a honrar com a sua presença o referido ato.
Atendendo à justiça da sua posição, a direção espera se dignem deferir-lhe.
E.R.M.
Alcobaça, 11 de Julho de 1910.
A Câmara, após analisar esta petição, deliberou por unanimidade indeferi-la com o fundamento de que sabia bem cumprir os seus deveres e as deliberações, as quais, no que concretamente disser respeito a este assunto, serão executadas por forma igual e oportunamente. A República aproximava-se a passos largos.
-TOPONÍMICA (REPUBLICANA)-
Na sessão da Câmara Municipal, realizada a 8 de Outubro de 1910, José Magalhães propôs o nome de Praça da República para a Praça Príncipe D. Carlos, tendo o mesmo em 19 de Outubro, proposto que se passassem a denominar a Rua da Rainha/Rua Miguel Bombarda, Rua Nova de S. Bernardo/Rua Cândido Reis, Rua Francisco Ferrer/Rua do Castelo e Largo do Progresso/Largo Cinco de Outubro.
A Câmara Municipal em 20 de Outubro seguinte, deliberou alterar a denominação de Travessa da Botica e da Rainha, para Travessa Miguel Bombarda.
Na sessão de 3 de Julho de 1912, foi deliberado que à Rua Grande, fosse dado o nome da Rua Costa Veiga e à da Olaria (não se trata da Olaria de Alcobaça que ainda não existia, mas sim de uma cerâmica que ali terá existido já no século XVIII), o nome de Silvério Raposo, perpetuando-se assim a memória daqueles cidadãos a quem o Município e o povo do Concelho são devedores deste preito de homenagem como bons alcobacenses, tendo o primeiro pela sua filantropia contribuído com avultadas quantias para o novo Hospital e com pensões permanentes a favor dos pobres e o segundo pelos serviços prestados na gerência do Município.
Em 9 de Janeiro de 1914, por iniciativa do vereador João Antunes Pedro, foi deliberado que a Avenida de Leiria, passasse a denominar-se Maria e Oliveira e a Rua Fernão de Magalhães/Rua de Leiria, sendo o nome de Fernão de Magalhães atribuído à Rua situada ao lado da cerca do Hospital da Misericórdia.
Na Sessão de 7 de Junho de 1915, foi ainda decidido conferir o nome de 14 de Maio à Travessa da Cadeia. A título de curiosidade refira-se que antes da cadeia ser instalada no Mosteiro, após a extinção das Ordens Religiosas, existiu naquela zona a cadeia civil. Hoje em dia, denomina-se Rua Dom Maur Cocheril.
Na sessão de 6 de Dezembro desse ano, por proposta dos vereadores José Sanches Furtado e António Henriques Primo, foi resolvido alterar o nome de Rua França Borges para Rua da Conceição.   
Estas homenagens como reconhecia Bernardo Villa Nova eram em geral póstumas, embora em Alcobaça, ainda em vida, tivessem tido os seus nomes a designar ruas, o Príncipe D. Carlos, João de Deus, Serpa Pinto, Conselheiro Ferreira da Cunha, Conselheiro João Franco, Mouzinho de Albuquerque, David Manuel da Fonseca e Francisco Zagallo.

Sem comentários: