quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

NEM SEMPRE GALINHA, NEM SEMPRE RAINHA - D. João V


 

NEM SEMPRE GALINHA, NEM SEMPRE RAINHA
Fleming de Oliveira




Creio que muitos conhecem a expressão nem sempre galinha nem sempre rainha, embora não saibam a sua origem. Segundo reza a História, é atribuída a D. João V, conhecido principalmente com o cognome de Magnânimo, mas também pelo de Freirático, dado o seu apreço por freiras.
Ficou célebre o seu relacionamento com Madre Paula, superiora do Mosteiro de Odivelas, de quem teve vários filhos que educou cuidadosamente, os quais eram conhecidos por Meninos de Palhavã, em virtude de residirem na Palhavã, no palácio onde funciona atualmente a Embaixada de Espanha.
A rainha era austríaca e muito feia, pelo que por isso o nosso rei procurava outras companhias, bem mais interessantes e comunicáveis. A rainha, sentindo-se preterida, foi queixar-se ao seu padre confessor. Um dia, este chamou o rei à atenção para esse facto, o qual ordenou ao cozinheiro que a partir desse daí, servisse todos os dias galinha ao padre, De início, o este ficou agradado e deliciado com o menu. Mas passados uns dois ou três meses, o homem andava enjoado e magro pelo, o que o levou a queixar-se ao rei que o cozinheiro só lhe dava galinha.
Foi quando o rei, muito maliciosamente, lhe retorquiu:
- Pois é senhor padre! Tem toda a razão, nem sempre galinha, nem sempre rainha!


Sem comentários: