terça-feira, 4 de abril de 2017

-ALCOBAÇA- -COMO É BOM NAMORAR-


Resultado de imagem para namorar
Quando as meninas eram chamadas donzelas, os beijos traziam doenças incuráveis, os olhares tidos por indecentes, o aperto de mão impróprio, tudo se resumia a serenatas com bandolins e violas.
Os rapazes eram chorosos, escreviam versos, sonhavam ver os lindos pezinhos tão delicados que respiram rosas, liam poetas e outros românticos ou os mais burros decoravam fórmulas sacramentais de cartas amorosas. Muitos casamentos eram feitos por contrato ou porque um dia o rapaz viu de esguelha a donzela acompanhada zelosamente pela mãe, à porta da igreja.
Cheio de coragem ia à casa do futuro sogro pedir a mão da pequena, isto após noites de serenatas. As noites de serenata começavam tarde, na sacada, a menina detrás das venezianas. O rapaz cantava coisas simples que falavam de sua beleza, meus suspiros, meus ais; os pais policiavam as serenatas, e muitas vezes jogavam água quente das janelas mais altas, para espantar os moços cujas intenções não conhecemos.
Os rapazes eram tratados de senhores, e os namoros, mesmo de longe, terminavam em casamento, como se impunha.
Depois veio a idade do portão, quando às raparigas era permitido pelos pais namorar no portão, embora a contragosto meu e de minha mulher que achamos bem fazer as coisas à moda antiga como no nosso tempo. As mães ficavam acordadas dentro de casa, e de vez em quando vinham conversar com os pombinhos sobre o estado do tempo. 
À idade do portão seguiu-se a da sala. Primeiro, era o namoro de sofá, em frente da mãe, do pai e dos irmãos. Depois vinha a permissão para namorar na porta, desde que cuidadosamente iluminada por uma lâmpada de 100 velas.
Os namoros de sala eram mais sérios e formais e ainda terminavam quase sempre em casamento. O rapaz ia a casa da rapariga, mas não tinha direito de sair a não ser acompanhado dos irmãos, pai, mãe e outros parentes. Se quisesse ir ao cinema ou baile, era ele quem suportava a despesa, pagava para todos. Isto era uma forma de desanimar os namorados a sair de perto de casa!
Até que o automóvel tomou conta de tudo. Começou no tempo do jazz, do rock-and-roll, quando as loucuras de Elvis Presley eram o modelo para os jovens que começavam querer a namorar longe de casa. Levavam as namoradinhas, que já mascavam chicletes, coisa antigamente proibida para moças.
Agora, o namoro por vezes ainda termina em casamento.
Mas, além de uma série de dificuldades surgidas por causa do tempo que corre e das complicações da vida moderna, alguns conservadores acham que muito do romantismo do casamento já acabou, e não há remédio.



Sem comentários: