quarta-feira, 5 de abril de 2017

-TOPONÍMIA (PRÉ- REPUBLICANA) EM ALCOBAÇA-

Resultado de imagem para toponímia

A Comissão Iniciadora do Centenário do Nascimento de Alexandre Herculano, de pendor republicano, oficiou à Câmara Municipal no sentido de fosse crismada no dia do Centenário com o nome do glorioso historiador uma das ruas desta vila.
No seguimento desta proposta, a Câmara (em sessão de 5 de abril de 1910), deliberou dar o nome de Alexandre Herculano à Rua de Santo António.
Todavia, pelo Secretário da Direção do Centro Republicano de Alcobaça foi pouco depois entregue na Câmara o seguinte requerimento:
Il.mos e Ex.mos Srs. Presidente e vereadores da Câmara Municipal de Alcobaça:
Diz a direção do Centro Republicano Democrático de Alcobaça que, tendo a Ex.ma Câmara Municipal de Alcobaça deliberado em sua sessão de 5 de abril do corrente ano substituir o nome da rua de Santo António, desta vila, pelo nome de Alexandre Herculano, e não tendo essa deliberação sido ainda executada, certamente por deficiência de verba orçamental ou por quaisquer outros motivos estranhos à vontade de V. Ex.ª, visto como a deliberação citada foi tomada por unanimidade e ela absolutamente correspondente aos sentimentos cívicos de todos os munícipes e ao seu íntimo culto pelas grandes individualidades da nossa história, deseja tomar a seu cargo a execução da referida deliberação e por isso vem à Ex.ma Câmara a necessária autorização para mandar fazer e colocar as placas com o nome do egrégio historiador da pátria portuguesa, acompanhado de uma legenda explicativa.
Mais pede a direção, caso V. Ex.as se dignem conceder-lhe a autorização que deseja, licença para dar ao ato inaugural das placas a devida solenidade esperando que V. Ex.as se dignem a honrar com a sua presença o referido ato.
Atendendo à justiça da sua posição, a direção espera se dignem deferir-lhe.
E.R.M.
Alcobaça, 11 de julho de 1910.
A Câmara, após analisar esta petição, deliberou por unanimidade indeferi-la com o fundamento de que sabia bem cumprir os seus deveres e as deliberações, as quais, no que concretamente disser respeito a este assunto, serão executadas por forma igual e oportunamente.


Sem comentários: