terça-feira, 1 de junho de 2010

Apresentação do livro

No domingo, dia 22 de Novembro, pelas 16h, Fleming de Oliveira apresentou na Junta de Freguesia de Montes, o seu recente livro NO TEMPO DE CAETANO E OUTROS. Alcobaça e Portugal.

Com a presença do Presidente da Câmara, Paulo Inácio, o orador convidado foi Fernando Malhó, que se referiu a Fleming de Oliveira, destacando a sua personalidade em termos intelectuais e culturais, o interesse da referida obra, que considerou ser uma abordagem inovadora e uma referência para futuros estudiosos deste período (o Estado Novo-1926-1974), muito especialmente na nossa zona.

Do evento fez parte um momento musical, com a presença de um quinteto constituído pelos melhores alunos da Academia de Música de Alcobaça.

O Presidente da Junta de Freguesia de Montes, Óscar Santos, filho de José Acácio dos Santos (Zé Póvoa), primeiro presidente da Junta de Alpedriz, após o 25 de Abril, no uso da palavra destacou a utilidade social deste tipo de iniciativas, pelo que organizou uma cerimónia muito apreciada pelos inúmeros presentes, que encheram completamente a sala, aliás a primeira cerimónia pública em que participou após a sua tomada de posse, na sequência de mais uma expressiva vitória no acto eleitoral de 11 de Outubro.

Fleming de Oliveira sublinhou a sua ligação aos Montes, por força das suas relações familiares, que vieram de seus sogros, e da participação que homens corajosos e determinados, como José Acácio dos Santos e Firmino Franco, tiveram na génese do PSD de Alcobaça e na defesa do regime democrático, ameaçado no Verão Quente de 1975.

A Junta de Freguesia, aproveitou o momento para apresentar, um conjunto de trabalhos (alguns premiados) do montense José Ribeiro Antunes, artista plástico e desenhador.

Sem comentários: