terça-feira, 1 de junho de 2010

O Processo (Político) de Reunificação da Alemanha; Reminiscências e Sequelas da II Guerra; Andando pela Alemanha, em 2004, com Olhos do Porto e Alcoba

Os grandes rios e os seus vales abundam na Alemanha, tal como os lagos. É impossível não pensar na Alemanha e deixar de parte o Reno. Segundo se diz, há cerca de duzentos anos, os ingleses descobriram o Reno como meta das suas viagens. As vinhas, que produzem o celebrado branco do reno são encimadas por fortalezas e ruínas, pequenas aldeolas vinícolas que fomos descobrindo ao longo do percurso, muito especialmente Koblenz-Bingen, percurso esse que se integra numa zona paisagística considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) Património Natural da Humanidade, e fizemos durante quase um dia de barco. Ao longo do percurso fomos confrontados com excepcionais marcas de homem e traços da natureza, com reminiscências de lendas, trovas e textos que transportados para prosa, verso e música, seriam suficientes para formar obras literárias de encher uma biblioteca ou preencher programas musicais, para meses ou anos. Quando entrámos no barco, grande, da empresa de navegação fluvial Koln-Dusseldorfertour não fazíamos bem ideia do que seria esse percurso pelo Reno, num espaço natural e territorial onde alegadamente estão a ser aplicados critérios de selecção com base na unidade ou autenticidade (histórica). Isto acompanhado de um bom almoço, como se impõe a um português tradicional que deseja bom ambiente, passando ao lado do rochedo de Lorelei, um dos mitos e lendas mais conhecidos da germânia, bem com de uma rede de comboios que acompanham o rio. Preservar o património de todas as culturas do Mundo, proteger o equilíbrio de paisagens naturais únicas, é esta a missão que a UNESCO tomou para proteger e ali muito eficazmente.

O Manel A. disse-me que é difícil dizer qual a é a impressão mais forte que se recolhe da Alemanha. Tem grandes cidades com zonas arquitectónicas antigas e bonitas, mas também com zonas modernas. Tem bonitas paisagens no campo, com zonas que fazem lembrar a Áustria. Mas para mim, que passei grande parte do tempo a guiar (ele adquiriu o estatuto de nosso condutor oficial), impressionou-me o bom estado das estradas, as indicações permanentes, a cortesia com os outros condutores e as boas informações em caso de acidente ou congestionamento de trânsito.

Sem comentários: