terça-feira, 1 de junho de 2010

Apresentação do Livro

No dia 26 de Setembro de 2009 foi feita a apresentação do livro Salazar, Caetano e Outros – Alcobaça e Portugal, no auditório da Biblioteca Municipal. Este encontrava-se cheio, e havia enorme curiosidade acerca do trabalho que ia ser apresentado a público. A mesa deveria estar presidida pelo presidente da CMA, que por razões de saúde delegou no Vice-Presidente Carlos Bonifácio. Mas através do Chefe de Gabinete, Fernando Malhó, foi lida uma mensagem em que, entre outras passagens, felicitou o autor pela “coragem” que teve, ao tocar em pontos tão sensíveis e variados como estes.







A determinado ponto da sua intervenção Carlos Bonifácio referiu que é um livro que abrange largo período da nossa história, no séc. XX e que participamos. É um registo de factos reais. É a nossa história colectiva. “…” É um livro que nos faz recordar esses tempos. É uma obra que vai ser mencionada em obras futuras.







O Dr. Miguel Fleming de Oliveira, filho do autor, entre o mais referiu que é uma honra estar presente nesta sessão, que tem enorme significado para toda a família, nesta terra que não o viu nascer, mas que o adoptou pela nobreza do seu carácter.







A neta mais velha do autor, Teresinha Gaspar, também usou da palavra, e sensibilizou a assistência pelo orgulho que sente pelo avô.







A sessão foi orientada pela locutora da Rádio Cister, e teve bons momentos de fados e guitarradas de Coimbra, pelo Grupo de Fados Almedina, que interpretou música enquadrada bem na cultura musical e académica do autor.







A obra, Salazar Caetano e Outros, encontra-se à venda nas livrarias de Alcobaça e região, e interessa a todos os mais novos, ou menos novos, que gostam da história e da nossa terra. Pode também ser solicitada através do número 262582204 ou 962925444

Sem comentários: