sexta-feira, 10 de março de 2017

O PÃO POR DEUS



Coincidente com Os Santos, é o “Pão por Deus”, que tinha, tradicionalmente nesse dia, o seu ponto alto, como me recordou Ti’ Zé.
Eram os tempos difíceis do-pós II guerra e, em particular, da austeridade do Estado Novo. Cada dia do calendário litúrgico era respeitado com atenção. Os sinos da igreja tocavam as Avé Marias e havia procissões nos Ramos, na Quinta-Feira da Ascensão e, nas festas da terra. Os sinos ouviam-se bem cedo, porque o Padre chamava os fiéis à missa da manhã e, ao Domingo, a ida aos principais atos religiosos, era uma espécie de obrigação de que se gostava e nunca se dispensava.
-“Ó Ti’ Zé, dá um bolinho?”
Esta será, provavelmente, uma das tradições antigas e ainda arreigadas, dos distritos de Coimbra e Leiria (Concelho de Alcobaça, obviamente), que se estende pelo litoral até perto de Lisboa e que mais se aguentou. Não conheci este costume no Norte. Dada a sua especial ligação às crianças e o seu simbolismo afetivo e etnográfico, continua a conquistar a adesão das populações do campo.
Broas, rebuçados, frutos secos ou mesmo uma moedinha, iam enchendo a saca, normalmente de pano, usada a tiracolo. Mas, mais do que essas oferendas, era importante o convívio da pequenada, a diversão e o acolhimento afável dos adultos. Muitos pais acompanhavam os mais novos, meninos e meninas, e também eles acabavam contagiados pelo divertimento, dizia-se em casa de meus Sogros. Era um dia diferente, todos estavam prontos para partilhar uma guloseima, um acolhimento, deixar um sorriso a cada “pedinte”. Dia alegre, solidário, pacífico, entregue ao ritmo irrequieto, saltitante e alegre dos bandos de criançada a ver quem conseguia encher mais rapidamente o saco.
Cremos diferentemente do que também escreveu Moisés Espírito Santo, natural da Batalha, professor universitário e sociólogo das religiões, que era mesmo a necessidade que motivou, em tempos remotos, esta andança. A fome chegou mesmo a ser uma realidade presente na sociedade portuguesa, sobretudo rural. Não era raro encontrar mendigos pela rua (a mendicidade nunca se extinguiu por decreto), à procura do sustento, que não conseguiam obter de outra forma. Neste dia, abriam-se as portas e punha-se sobre a mesa o que havia para comer. Havia que aproveitar. Pedir “Pão por Deus”, aliava o útil ao agradável. Era, por isso, hábito neste dia os mais velhos saírem também de casa, para dois dedos de conversa com os vizinhos, uma merenda em comum, um teste à qualidade da água-pé nas adegas mais fornecidas e para o fim da tarde, saciados os vivos, recordarem-se os mortos.
Mas como dissemos não é propriamente esta a elaborada tese de alguns sociólogos muito “evoluídos” acerca da origem do “Pão Por Deus”, pois que teria a ver com “o fim das colheitas. Outrora os trabalhadores nem sempre eram pagos, porque não eram assalariados. Então no início do inverno, os proprietários pagavam os “favores” aos que trabalhavam a terra. São vestígios muito arcaicos do pagamento em géneros, em que as pessoas batiam à porta dos proprietários que ofereciam um pouco do que a casa produzia. “O Pão por Deus” tem origem nesses antigos costumes do trabalho não pago”.



Sem comentários: