terça-feira, 22 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas
Vitorino, Fernando Custódio, nasceu a 5 de maio de 1950, em Martingança Gare, onde vive, filho de comerciantes razoavelmente bem estabelecidos.
Frequentou a Escola Primária da Martingança, o Ciclo Preparatório em Caldas da Rainha, o Curso Formação Geral do Comércio na Marinha Grande, sendo Industrial de Mármores Artísticos com a Vitomarte, que fundou com a mulher Maria Adelina e que tem sede na Martingança - Gare.
Entre 1982 e 1985, foi Tesoureiro da Junta de Freguesia de Pataias sendo Presidente Turíbio Machado e entre 1985 e 2001, Presidente da Junta de Freguesia da Martingança (entretanto extinta/agregada) de cuja criação com Joaquim André Júnior, foi um dos promotores.
Gosta de colecionar as revistas semanais do Expresso, fotografias e de dar umas voltas nos seus dois automóveis de coleção, um Triumph Spitfire MK-4 e um MG 1100.
Preocupa-me conservar e rentabilizar, aquisições próprias e heranças dos avós e pais, com o estado de saúde dos colegas operacionais com doenças traumáticas, após comissão de guerra colonial no norte de Moçambique que, no seu caso, cumpriu entre 12 janeiro de 1972 e 21 de abril de 1974, com a extinção da Freguesia de Martingança (foi extinta /agregada, em 2013, no âmbito da reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Pataias, para formar nova freguesia, denominada União das Freguesias de Pataias e Martingança, com sede em Pataias), com a falta de apoio autárquico às 50 indústrias do setor de Moldes, Plásticos, Vidros e Restauração, dispersas em bolsas industriais na União de Freguesias.
Por ter regressado, são e salvo, da guerra em Moçambique, os pais (foi filho único) ofereceram-lhe um carro desportivo amarelo (Triumph Spitfire), que custou 115 contos e que ainda hoje o conserva com muita estima e usa com regularidade.
-Um dos palácios reais da Arábia Saudita, está ornamentado com colunas produzidas na Vitomarte.
A fábrica, que se dedica a transformar mármores e granitos em peças artísticas de decoração e para a construção civil, tem seus produtos no Koweit, Luxemburgo, Suíça, Alemanha, França, Espanha. As peças chegam aos clientes estrangeiros através de intermediários portugueses.
Criada em 1969, a Vitomarte chegou a ter 22 operários. Hoje, são menos os que dão vida ao vidraço dos Moleanos, aos mármores e granitos de Vila Viçosa, Estremoz e Borba.
A redução do número de funcionários é resultado, entre o mais, da concorrência da indústria cimenteira, que coloca no mercado colunas para a construção civil a metade do preço.
Para além da construção, o principal destino do trabalho da Vitomarte é o da arte funerária, que utiliza sobretudo mármores para ornamentar as campas.
Fernando Vitorino, hoje reformado, garante que se trata da única empresa do género no país, havendo outros negócios similares de caráter familiar. Aliás, é a esposa que se encontra à frente desta empresa. A par dos Moleanos e do Alentejo, a matéria-prima que alimenta as máquinas da empresa da Martingança-Gare, provém também de Évora e Trás os Montes.
-Na noite de 4 de Outubro de 2010, realizou-se uma sessão solene com a presença de três ex-presidentes da Câmara de Alcobaça, Miguel Guerra, Rui Coelho e Gonçalves Sapinho e o atual, Paulo Inácio.
No seu aniversário e com a sala da Assembleia de Freguesia repleta, a Junta presenteou autarcas, ex-autarcas e instituições.
Seguiu-se a apresentação do livro encomendado a Luís Pereira Martingança - Factos e Memórias, jantar e atuação da Banda de Alcobaça. 
Vladimirovna, (Grã Duquesa da Rússia) Maria, nascida em Madrid a 23 de dezembro de 1953, é uma das pretendentes ao trono russo, desde 1992.
Tem vindo a usar o título de Grã-Duquesa como título de pretensão com o estilo de Alteza Imperial, apesar do direito a usá-lo tenha sido disputado. É descendente da rainha Vitória de Inglaterra através da sua avó, a grã-duquesa Vitória Melita da Rússia, e também do czar Alexandre II.
A sua visita a Portugal, de 6 a 9 de novembro de 2003, foi inserida nas comemorações do nascimento de D. Afonso Henriques.
A Grã-Duquesa, é trisneta do czar Alexandre II e a mais próxima parente do czar Nicolau II, último da Rússia e assassinado pelo Bolcheviques depois da revolução. Veio a Portugal acompanhada pelo seu chefe de gabinete Estanilau Domin, pelo Conde de Rio Grande e por Carlos Evaristo, da Fundação Histórico-cultural Oureana. No dia que esteve em Fátima, Batalha e Nazaré veio a Alcobaça, tendo sido recebida no Mosteiro pelo diretor, Jorge Pereira de Sampaio.



Sem comentários: