sexta-feira, 18 de janeiro de 2019








NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas

Honório da Silva, Avelino, que nasceu a 28 de julho de 1935, em Orjo/Turquel, filho de Jacinto Júnior e Maria da Conceição Honório, desenvolveu atividade empresarial na Serralharia Jacintos, de que foi sócio fundador.
Fora da atividade profissional, foi diretor durante 4 anos do Centro Social e Paroquial da Benedita, participou nos corpos sociais do Instituto Nossa Senhora da Encarnação/INS/ECB durante 20 anos, cumpriu três mandatos nos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia da Benedita e foi cofundador da Rádio Voz da Benedita. Exerceu durante dois mandatos entre de 1983 a 1989 as funções de Presidente da Junta de Freguesia da Benedita, eleito em listas do PSD. Nos seus mandatos efetuou-se, entre muito mais, a aquisição do imóvel que pertenceu à FAPOCAL destinada a instalação da Junta de Freguesia, atualmente denominado Casa da Vila (inaugurada em 16 de maio de 1987), do terreno para instalação da Extensão de Saúde  e do Quartel da GNR, construiu-se uma ETAR nos Freires.
No seu mandato, aprovou-se o Regulamento do Nome das Ruas e a respetiva execução, efetuou-se a elevação da Benedita a vila, o primeiro estudo do plano de urbanização, a remodelação da praça Damasceno Campos, a execução do jardim junto à Casa da Vila, o abastecimento de água a vários lugares da freguesia, a aprovação do regulamento de feiras e mercados da Benedita, a transferência da feira semanal, tendo no dia 6 de fevereiro de 1985 ocorrido a feira de gado junto à Olhamar.
Avelino Honório da Silva tem uma vida dedicada a causas públicas e sociais. O Rotary Club de Benedita em 2008, homenageou o seu profissionalismo.
Apesar de natural de Turquel, Avelino Silva adotou a Benedita como sua terra, tendo sido aí que desenvolveu a carreira profissional, enquanto sócio fundador da Serralharia Jacintos, que laborou entre 1953 e 1998.
Ao Centro Social Paroquial da Benedita, ao Instituto Nossa Senhora da Encarnação e à Santa Casa da Misericórdia local, Avelino Silva dedicou-se de corpo e alma. Em 2007, decidiu sair dos corpos sociais do Instituto, não por causa da idade, mas porque acredita e apregoa que pessoas mais novas têm mais para oferecer. Mas foram os seus mandatos, enquanto Presidente da Junta de Freguesia, que marcaram o seu percurso.
-Júbilo, em manifestação de entusiasmo popular, caraterizou a festa que decorreu no dia 29 de julho e que assinalou o começo das comemorações da Vila de Benedita que tiveram o encerramento no dia 16 de maio de 1985, 1.º aniversário da data da elevação da Benedita a Vila.
Não obstante tratar-se de uma festa de caraterísticas populares, estiveram presentes o Governador Civil de Leiria, em representação do Ministro da Administração Interna e do Secretário de Estado das Obras Públicas, Deputados pelo Círculo de Leiria, o Presidente e Vereadores da Câmara Municipal de Alcobaça, autarcas concelhios, das freguesias vizinhas e locais, assim como milhares de pessoas de toda a freguesia e das freguesias limítrofes.
O desfile das associações, coletividades e instituições da freguesia, foi uma demonstração das potencialidades da vida beneditense, confirmada, participada ativamente e com bastante animação na tarde recreativa e popular.
A Missa Campal, na Fonte da Senhora, presidida pelo Bispo Auxiliar do Patriarcado D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, e concelebrada por alguns padres beneditenses, pároco, e padres residentes na freguesia, foi momento de fé e religiosidade, vivido pelos presentes, momento bem significativo e expressivo, como sublinhou D. Serafim na homilia que proferiu.
O convívio, reuniu milhares de pessoas que confraternizaram, comeram dos farnéis que cada um levava para os mais confortáveis sítios da Fonte da Senhora.
Em suma, este primeiro dia das festividades comemorativas da elevação da Benedita a vila, ficou caraterizado como o Dia da Comunidade Beneditense.
Honório, Jorge Manuel Pedro, nasceu a 18 de maio de 1966 em Feitosa/Turquel filho de um seijeiro.
Estudou na Escola Primária do Ardido, depois fez a Telescola em Turquel e o 11º/12º anos no Externato Cooperativo da Benedita. Tem uma empresa do ramo de aluguer de máquinas industriais que faz serviços ao longo do Concelho. Foi Presidente da Assembleia de Freguesia de 1994 a 2013, nos mandatos dos Presidentes de Junta José Diogo Tóbio e José Carlos Mendes Tereso.
Jorge Honório diz que gostaria especialmente até ao termo do seu mandato de ver terminada a escola para o Ensino Pré-Escolar e Básico, obra muito importante, que poderá ter implicações positivas na qualidade de vida da freguesia. Gosta de ser Presidente da Junta (eleito em lista do PSD) na medida em que assim pode ir ao encontro das pessoas e da satisfação de algumas das suas necessidades elementares, sem esquecer que a Junta luta com muitas dificuldades económico-financeiras, dado não ter praticamente receitas próprias, dependendo quase exclusivamente do Fundo de Equilíbrio Financeiro e de igual subvenção por parte do Município, o que dá para o pessoal. Da sua equipa na Junta fazem parte como Secretário Joaquim Alves e Tesoureiro Cristine Sousa.
-As eleições autárquicas do dia 29 de setembro de 2013 consagraram seis novos presidentes de Junta de Freguesia, entre as 13 autarquias do concelho de Alcobaça. Foram os casos da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e das freguesias de Alfeizerão, Bárrio, Benedita, Maiorga e Turquel.
Para Jorge Honório, de Turquel (PSD), o resultado foi o que esperava, se tivéssemos feito mais campanha, tínhamos conseguido um resultado melhor.
As portas da Junta de Turquel abriram pela primeira vez a um domingo de manhã, dias depois de Jorge Manuel Pedro Honório ter iniciado o mandato. Começou por ser uma experiência mas, agora, todos os domingos de manhã o presidente abre as instalações da Junta para receber e ouvir as pessoas.
Aos domingos de manhã, Jorge Honório conta com a colaboração do secretário, Joaquim Alves, pilar importante para conseguir apoiar as pessoas e resolver os problemas. Quando não estão a atender os turquelenses, usam o tempo para pôr a escrita em dia e planear a ordem de trabalhos da semana. E porque o segredo é a alma do negócio, o presidente da Junta de Turquel garante que uma das coisas a que a população dá mais valor é a possibilidade de falar sem a presença dos funcionários ou outras pessoas na Junta.
-A Junta de Freguesia tem muito orgulho na sua Banda de Música, a Sociedade Filarmónica Turquelense.
No dia 1º de Dezembro de 1913, José Diogo Ribeiro, Joaquim Paulo e Cláudio Ribeiro, fundaram a Sociedade Filarmónica Turquelense. Para o conseguirem  tiveram de ultrapassar inúmeras dificuldades, vencidas com trabalho e inteligência.
Começando por uma fanfarra, em breve se transformaria numa filarmónica que, pelo aprumo e harmonia com que se exibia, se tornou conhecida e querida na região e especialmente na freguesia, tendo-se apresentado ao público em 1 de dezembro de 1914.
No dia em que esta coletividade comemorou o 41º aniversário, foi prestada homenagem de saudade e reconhecimento ao principal fundador Prof. José Diogo Ribeiro (etnólogo e folclorista), descerrando-se uma fotografia sua.

Sem comentários: