segunda-feira, 21 de janeiro de 2019






NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


Sampaio, Jorge Fernando Branco de, foi o terceiro Presidente eleito na vigência da III República, com mandatos entre 9 de março de 1996 e 9 de março de 2006. 
-Na eleição presidencial de 1996, JSampaio obteve 3.035.056 votos (53,91%) contra 2.596.131 (46,09%) de Cavaco Silva. No cículo eleitoral de Leiria, JS obteve 40,04% contra 59,6% de CS. Na eleição presidencial de 2001, JS obteve 2.401.015 votos (55,55%) e Ferreira do Amaral 1.498.948 votos (34,687%). No círculo eleitoral de Leiria, JS obteve 47,5% e FA 45,4%.
Sampaio iniciou a carreira política quando era estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Esteve envolvido na contestação ao salazarismo e foi líder da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, entre 1960 e 1961. Terminado o curso em 1961, Jorge Sampaio iniciou uma notável carreira como advogado, muitas vezes envolvido na defesa de presos políticos.
-Jorge Sampaio, candidato à Presidência da República, nas eleições de 1996, veio inaugurar a  sede de campanha em Alcobaça, no espaço onde o PS local se instalava, habitualmente, por ocasião das campanhas eleitorais.
Sampaio chegou a Alcobaça com mais de uma hora de atraso em relação ao previsto e era aguardado por um considerável grupo de simpatizantes, onde se incluíam os presidentes da Câmara  e da Assembleia Municipal de Alcobaça e alguns vereadores socialistas.
O mandatário concelhio José Gomes, apresentou as boas vindas ao candidato, que num curto discurso se referiu aos objetivos da candidatura que não lhe competia fazer promessas, mas dar mostras de uma postura para o poder. Prometeu abertura, tolerância, firmeza, e isenção, apostado em ouvir para decidir. Em sua defesa advogou a sua história e capacidade.
Sampaio seguiu à boleia dos ecos das últimas legislativas que deram vitória ao PS e, dominado pela figura de Soares, prometeu continuidade no modo de exercer a magistratura presidencial.
-Enquadrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher de 1997, o Presidente da República e Esposa, visitaram a SPAL e a ICEL/Benedita.
Na SPAL, Sampaio homenageou Maria Helena da Bernarda e ficou surpreendido com os processos de fabrico e as dimensões da empresa.
João Jorge, administrador da ICEL, qualificou esta visita como um momento em que nos sentimos satisfeitos com o trabalho desenvolvido Sampaio, em relação a ICEL, destacou o empenho tido na dimensão  social do seu trabalho.
-O Dia da Restauração da Independência, foi festejado pela primeira vez fora de Lisboa, no ano 2000. As cerimónias oficiais, não se realizaram na Praça dos Restauradores, mas em Alcobaça frente ao Mosteiro. Após o desfile militar, com fanfarra, seguiu-se uma sessão solene na Sala do Refeitório, com a presença do Presidente da República e altas individualidades, tendo perante numeroso público usado da palavra o Presidente da CMA (Gonçalves Sapinho), o Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal (Gen. Themudo Barata), os historiadores Profs. Reis Torgal e Prado Coelho e finalmente o Presidente da República (Jorge Sampaio).
Tendo em conta a visita de Sampaio a Alcobaça, a Administração de Raúl da Bernarda & Filhos, Ld.ª, convidou Jorge Sampaio a inaugurar o seu Museu, que pretenderia marcar evolução da empresa desde a fundação.
-Em 21 de novembro de 2003, Jorge Sampaio, voltou a Alcobaça tendo procedido à inauguração da nova sede do Crédito Agrícola de Alcobaça, do Lar da Misericórdia e à condecoração de Tarcísio Trindade (Provedor da Misericórdia) neste caso com a Comenda da Ordem de Mérito.

Sem comentários: