segunda-feira, 21 de janeiro de 2019



NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas

Rebelo de Sousa, Marcelo, deslocou-se a Alcobaça em junho de 1975 para participar numa memorável festa do PPD no Arraial de Capuchos, onde também estiveram presentes, seu irmão, Helena Roseta e outros destacados dirigentes nacionais.
Esta festa é recordada pelos históricos do PPD/PSD e faz parte da memória coletiva do partido a nível local. Neste Dicionáro existe uma foto de Marcelo Rebelo de Sousa, com um visual compatível com a idade e época.
-Muitos anos de poder cansam, afirmou o líder do PSD, Marcelo Rebelo Sousa, na deslocação que efetuou no dia 20 de setembro de 1997, à sede de candidatura de Gonçalves Sapinho à Câmara de Alcobaça.
Para o líder do PDS, não há democracia sem alternância de poder, alegando que nova gente e novas ideias valorizam as apostas e a gestão, dando assim uma razão para a votação em Gonçalves Sapinho.
Em defesa do candidato laranja à Câmara de Alcobaça, Marcelo Rebelo de Sousa afirmaria que o poder em Alcobaça já não tem programa nenhum, tenta aguentar-se embora apareçam agora a dizer que têm um programa, acrescentado de seguida, mas é caso para perguntar onde é que andaram nos últimos oito anos, criticando assim a gestão socialista do município. Rebelo de Sousa argumentaria em defesa de Sapinho que é um homem que tem uma alternativa, um programa e uma equipa, e é um homem que tem ideias, que tem coragem e é um homem da educação.
O líder nacional do PSD, respondendo à intervenção de Gonçalves Sapinho, reconheceria o deserto do ensino superior em Alcobaça, e manifestou ao candidato o seu apoio na luta por esta causa. Gonçalves Sapinho tinha centrado a sua intervenção na necessidade do ensino superior para Alcobaça, alegando foi aqui que tudo começou e referiu que as universidades portuguesas evem uma homenagem a Alcobaça. Segundo disse, é preciso restituir alma a Alcobaça pelo ensino superior, um atraso que só se justifica porque alguém tem andado distraído e porque alguma coisa está errada comentou. Afirmou ainda, o candidato à Câmara Municipal que esta sua preocupação não é uma invenção de última hora, mas é uma preocupação de quem tem um passado dedicado ao ensino. E lembrou um projeto-lei apresentado na Assembleia da República, em dezembro passado quando ainda nem sequer sonhava ser candidato.
-A escolha é para Alcobaça é entre o passado e o futuro, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, no jantar de apoio a Gonçalves Sapinho em novembro de 1997 que juntou mais de 1700 apoiantes no Mercoalcobaça, que os social-democratas de Alcobaça classificaram como o maior jantar alguma vez realizado por um partido político em Alcobaça.
-Francisco Eusébio, Presidente da Junta de Freguesia da Cela há 21 anos e considerado o decano dos presidentes, foi o orador da noite em representação das freguesias. Ex-regedor, ex-ANP, ex-caetanista, sacristão, proprietário do café, da agência funerária e das bombas de gasolina, depois de uma intervenção algo poética, cometeu a gafe da noite.
Já na fase dos vivas virando-se para Marcelo Rebelo de Sousa gritou, viva Marcelo Caetano.
-Marcelo Rebelo de Sousa veio no dia 5 de dezembro de 2003 fazer uma conferência, precedida de jantar no Hotel Santa Maria organizada pelo Rotary Clube de Alcobaça, sobre o tema Alfabetização e Educação. Uma luz na escuridão.
-Marcelo Rebelo de Sousa presidiu ao jantar comemorativo dos 40 anos do PSD em Alcobaça, que decorreu no dia 13 de setembro de 2014, no Hotel Santa Maria, e que juntou mais de 400 pessoas.
Numa noite onde os militantes (na plenitude de seus direitos e deveres) mais antigos do Núcleo de Alcobaça do PPD-PSD foram homenageados, João Paulo Costa, presidente da Concelhia, defendeu que Marcelo Rebelo de Sousa é um excelente candidato às presidenciais.
Marcaram presença no jantar, a Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, Teresa Morais, os presidentes das Câmaras Municipais de Alcobaça, Caldas da Rainha e Batalha, Paulo Inácio, Tinta Ferreira e Paulo Batista Santos, respetivamente, os vereadores do PSD da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues e Inês Silva; Luís Félix Castelhano, presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça; o presidente da Distrital, Fernando Costa, a Comissão Política do PSD de Alcobaça, além de muitos militantes de Alcobaça, incluindo a JSD, liderada por Catarina Castelhano, representantes das Concelhias do PSD e da JSD da região, nomeadamente Caldas da Rainha e Batalha.
De início realizou-se homenagem aos militantes inscritos há 40 anos, Fleming de Oliveira, António Augusto da Fonseca, Luís Tinta Galinha e Manuel Pimentel Castelhano, que receberam uma réplica do Mosteiro de Alcobaça, pintado em laranja com a insígnia do partido. A secção de Alcobaça lançou um opúsculo comemorativo PPD/PSD Alcobaça - Uma História com 40 anos.
A iniciar os discursos, Catarina Castelhano, enalteceu os 40 anos de causas, de lutas de derrotas e de vitórias do partido, que sempre lutou pela liberdade, igualdade e solidariedade, e pela defesa intransigente das causas de várias gerações. A líder dos jotas lembrou o papel das juventudes partidárias lutando para que os jovens tenham uma voz ativa e sejam ouvidos. 
João Paulo Costa homenageou os que passaram pelo partido e o defenderam intransigentemente, salientando que, se somos o maior partido português, isso deve-se àquilo que os nossos autarcas das freguesias têm feito. O líder da Concelhia de Alcobaça destacou também o trabalho sólido de desenvolvimento do concelho realizado por Paulo Inácio.
A finalizar, João Paulo Costa referiu que Marcelo Rebelo de Sousa nunca fugiu, nem abandonou os portugueses e que Portugal precisa de pessoas que não fogem, que não abandonam os portugueses e que defendem os seus interesses. Lembrando 2015 e as eleições presidenciais que se aproximam, João Paulo Costa, desafiou Marcelo Rebelo de Sousa a candidatar-se garantindo ser um excelente candidato e que, se avançar, vai ser um candidato imbatível.
O líder da distrital, Fernando Costa destacou o seu encontro em março de 1976 com Sá Carneiro, na Pensão Corações Unidos, e destacou um homem a quem devemos muito e que está cada vez mais esquecido no nosso partido. Por isso, era bom que nos lembrássemos mais dele, porque o que ele escreveu há 40 anos está tão atual agora como nessa altura. O ex-autarca de Caldas da Rainha, afirmou ainda que o partido precisa hoje como há 40 anos de homens fortes e firmes, em quem se tenha confiança e, dirigindo-se a Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que precisamos de si.
Paulo Inácio recordou mais alguns momentos da história do PPD-PSD e lembrou que entrou para o partido pela necessidade da tertúlia e de discutir vários assuntos. O autarca classificou o PSD como um partido interclassista, um partido dos pobres, da classe média e dos ricos, que nunca excluiu ninguém.
A finalizar, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, entre relatos de noites que passou a discutir assuntos do Governo ou simplesmente de campanha política, que o PPD/PSD é o partido mais português de Portugal porque é um partido improvável. Somos um partido feito contra o vento, que sempre foi interclassista, além de ser um partido de militantes e um partido de eleitores que, desde o início, tem contado com o papel da JSD, que tem tido um peso fundamental assegurando a renovação do partido
O ex-presidente do partido lembrou também que o PSD sempre apostou na mulher, recordando protagonistas de relevo como Helena Roseta ou Leonor Beleza, sempre foi sensível aos idosos e aos seus problemas, além de ser um partido com uma natureza reformista e o partido mais plural de Portugal
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que o novo desafio do partido é saber quem é que vai liderar o novo ciclo político que se aproxima. Para o Professor, o período pós-cavaquismo vai começar verdadeiramente a partir de 2015, pelo que importa saber quem vai liderar, nós ou o PS? Não tenho dúvidas que vai ser o nosso partido. Temos um balanço do que fizemos que o PS não tem e temos uma experiência e uma capacidade mais adequada para os desafios que vêm aí. 
-Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito, a 24 de janeiro de 2016, Presidente da República à primeira volta com 2.413.9556 de votos (52%) e teve em Alcobaça um território muito favorável para conseguir os seus intentos. O inquilino do Palácio de Belém e sucessor de Cavaco Silva, recolheu 59,66% (15.238) votos no concelho, superando por larga margem os demais concorrentes. No cículo eleitoral de Leiria obteve 61,1% dos votos.

Sem comentários: