segunda-feira, 21 de janeiro de 2019





NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas



-Frederico, (Irmã) Celeste da Silva, nasceu em Lisboa a 1 de julho de 1914.
Entrou para a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, a 8 de dezembro de 1932, ainda não como Irmã, porque a Congregação estava a iniciar-se. A 13 de abril de 1946, conjuntamente com Luísa Andaluz, Padre José Susano Coelho, (Madre) Maria das Dores Vitorino e Maria Ermelinda Sobral, fundou o Centro de Assistência Social da Benedita, onde permaneceu até 25 de setembro de 1955. Com o curso de enfermeira, foi a primeira prestadora profissional de serviços na área de enfermagem na freguesia da Benedita, apoiando a população em geral e em particular nos partos. Depois de passar pelo Centro Paroquial de Turquel, Fátima, São João de Lampas, Colégio de Santarém, Penafirme e Ericeira, regressou à Congregação na Benedita, em 1996.
-Faleceu a 31 de outubro de 2007.
-Guerra, (Madre) Maria de Lurdes Almeida, nascida na Benedita a 19 de abril de 1918 no seio de uma família numerosa, foi a terceira filha de José Ribeiro de Almeida e de Ana Ferreira Guerra de Almeida.
Após o exame da 4ª. classe, realizado em 1928, foi estudar no Colégio Andaluz, em Santarém, aí tendo permanecido até aos 16 anos. Após a conclusão do ensino liceal, ingressou na Universidade, no Curso de Farmácia. Depois de algum tempo de namoro e a desistência do curso superior, o chamamento para uma vida de oração e entrega total, foi mais forte, pelo que ingressou no Carmelo de Fátima a 8 de setembro de 1947. Seis meses depois tomou o hábito, principiou o noviciado a 19 de março de 1948, e fez Votos Temporários por três anos. Seguiu-se uma passagem pelo Carmelo do Porto e os Votos Solenes a 19 de março de 1952. Após um breve regresso a Fátima, seguiu para o Carmelo do Crato, tendo assistido à inauguração do Convento em 1959. Ali viveu mais de cinco décadas, foi Prioresa e Mestra de Noviças.
-Faleceu em 11 de setembro de 2011.
-Maria Imaculada, (Irmã) Inês de Jesus e de, comemorou as Bodas de Ouro da  Profissão de Fé, na capela do Carmelo, Beato Nuno, no Crato, no dia 9 de abril de 2005, com uma celebração eucarística presidida pelo D. José Alves, Bispo de Portalegre e de Castelo Branco.
A Irmã Inês, de seu nome de batismo Carminda Ferreira Guerra, nasceu na Quinta de Vale de Ventos, em 1930, sendo a mais nova de 10 irmãos. A numerosa família de sobrinhos, sobrinhos-netos e bisnetos, que rondam os 160, vivem na maioria das freguesias de Benedita e de Turquel. A ainda então Carminda, colaborou com a paróquia de Turquel e da Benedita na catequização e acompanhamento de jovens antes de ingressar no Carmelo de Fátima em 1953, onde tomou o Hábito em 1954, sendo que ainda no mesmo ano mudou para o Carmelo do Crato, onde fez Votos Temporários, em 1955 e os Votos Perpétuos, em 1958.
Familiares e amigos encheram a Capela do Carmelo, na Missa que foi coadjuvada pelo Provincial das Carmelitas, pelo Capelão do Convento e pelo Pároco do Crato. Seguiu-se um almoço partilhado no salão dos Bombeiros Voluntários do Crato. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia apoiaram e associaram-se às comemorações.
--Nicolau, (Irmã) Maria do Nascimento Lourenço, nasceu na Benedita a 6 de janeiro de 1947, filha de João Luís Nicolau e de Maria do Nascimento Lourenço.
Professou na Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, a 31 de maio de 1968, fez Profissão Perpétua a 21 de setembro de 1974, Licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, com a tese Teresa de Saldanha-uma vivência cristã no feminino. Dedicou-se à educação em casas da Congregação e em escolas oficiais. Em Luanda, deu aulas de Teologia no ICRA/Instituto de Ciências Religiosas de Angola, bem como no Seminário Maior de Luanda e na Escola Missionária.
Foi Secretária Geral da Congregação, Vice-Postuladora do processo de canonização de Madre Teresa de Saldanha (filha dos 3ºs. Condes de Rio Maior), e fundadora da Congregação das Dominicanas, que desenvolveu grande ação caritativa e educativa em diversos pontos do País e estrangeiro.
É autora de Teresa de Saldanha-uma vivência cristã no feminino, O Único Amor, a partir de textos de Teresa Saldanha e Memória das Datas-1866/2002-Irmãs Dominicanas.
-Serralheiro, (Irmã) Deolinda da Encarnação, nasceu em 23 de fevereiro de 1939, no lugar de Ribafria/Benedita.
Terminada a Instrução Primária, foi estudar para o Colégio Andaluz, em Santarém. Em 1959, entrou para a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, de seguida fez o curso do Magistério Primário, em Lisboa, o curso geral de Psicologia no ISPA /Instituto Superior de Psicologia Aplicada e, mais tarde, na Faculdade de Teologia da Universidade de Montreal, no Canadá, obteve a licenciatura em Teologia e Estudos Pastorais. Foi, ao que se sabe, uma das primeiras mulheres portuguesas a ser teóloga.
Regressou a Portugal em 1984 e foi lecionar na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Nessa altura, foi incentivada a fazer o doutoramento que viria a concluir em 1993, com a tese O ensino religioso nas escolas públicas em Portugal, trabalho teológico e pastoral na área das ciências da educação, que lhe conferiu o grau de Doutora em Filosofia.
Em 1986, por ocasião de uma das reformas do sistema educativo, foi nomeada coordenadora dos novos programas de Educação Moral e Religiosa Católica, assim como dos novos manuais escolares e respetivos guias pedagógicos para os anos de escolaridade do 6º. ao 12º. ano, que foram publicados. Também publicou duas correspondentes a duas partes da tese do doutoramento. Publicou, ainda, outros títulos na área da teologia e pastoral.
Mais tarde, porque sentia necessidade de trabalhar com um mundo mais carenciado, como explicou, deixou a Universidade e fez uma experiência com toxicodependentes sem abrigo, na comunidade Vida e Paz , em Lisboa e Fátima. Para desempenhar esse trabalho missionário, fez um estágio de preparação no serviço de psiquiatria, do Hospital Militar.
Aquando da revisão de uma tradução da Bíblia, empreendida pelos Padres Capuchinhos, colaborou na sua edição. Foi então convidada para o Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA), onde foi diretora e professora durante dez anos. Pertenceu ao movimento internacional Nós Somos  Igreja, foi membro do comité internacional de pastoralistas e está ligada, como investigadora, ao CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Desempenhou inúmeras funções sempre na área teológica, pastoral, pedagógica e social.
-É irmã de Maria da Encarnação Serralheiro que para foi para o Canadá como freira missionária, a fim de fazer o mestrado em ciências de enfermagem na Universidade de Montreal. Deixando  de ser freira, e após os estudos, foi admitida como enfermeira num hospital e aí ascendeu a Diretora, cargo que ocupou durante 15 anos. Mais tarde, aquando da abertura do mestrado em enfermagem na Universidade Católica Portuguesa, foi convidada para docente na mesma universidade,  em Lisboa  e no Porto, sendo uma das pioneiras nestes estudos em Portugal.
Deolinda Serralheiro encontra-se aposentada, mas ativa com trabalhos de investigação, formação, e conferências. Mantém-se ligada à sua Congregação e visita a Benedita, tal como a sua irmã, com alguma regularidade.

Sem comentários: