segunda-feira, 21 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas
Romão Henriques, Joaquim, natural de Maiorga, nasceu a 13 de agosto de 1939, filho de uma família natural da Freguesia.
Frequentou a Escola Primaria na Maiorga, onde concluiu a Quarta Classe.
Iniciou a vida de trabalho aos 11 anos de idade, na Companhia Fiação e Tecidos de Alcobaça, à Fervença.
Com 20 anos, a 3 de abril de 1960, foi cumprir serviço militar no RI7 de Leiria e tendo sido depois destacado para a escola de condução em Abrantes, aí tirou a carta de condução de veículos militares sendo no mês de agosto, transferido para o Grupo de Artilharia Contra Aeronaves, em Torres Novas.
Em Abril de 1961, regressou ao RI7 de Leiria, sendo mobilizado para a Guiné, e embarcado a 25 de Maio, aí permaneceu até 19 de abril de 1963.
Foi dirigente de Grupo de Teatro na Associação Cultural da Boavista, na década de 1980, adquirindo experiência de representação e fazendo valorização cultural, no ano 2000, eleito Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes em Alcobaça, lugar que ocupa desde então, como uma missão de vida. O trabalho da Liga é muito meritório a ajudar os vivos e honrar os mortos. Não esquece os alcobacenses que estiveram na frente de combate e muito especialmente os que aí morreram, por doença ou outras razões.
-Cerca de 700 pessoas estiveram reunidas, no 17 de setembro de 2016, na cidade de Alcobaça, no 9.º Convívio de Natal dos Núcleos da Liga de Combatentes da Região Oeste, iniciativa promovida pelo Núcleo de Alcobaça da Liga.
Pela manhã, teve lugar uma homenagem aos combatentes falecidos na Guerra do Ultramar, tendo sido depositada uma coroa de flores no Monumento aos Combatentes e guardado um minuto de silêncio. De seguida, o bispo D. José Traquina, presidiu à celebração de missa no Mosteiro de Alcobaça, cuja nave central foi pequena para albergar os ex-militares. A animação litúrgica esteve a cargo do Coro de Santa Maria de Alcobaça. Além de Alcobaça fizeram-se representar na cerimónia os núcleos de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Rio Maior, Batalha e Marinha Grande, tendo o convívio prosseguido com um almoço no Mercoalcobaça.
O secretário da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário, usou da palavra, manifestando o agrado pela forte adesão ao convívio, prova inequívoca da vitalidade dos laços de camaradagem e amizade existentes entre os Antigos Combatentes da Região. Também frisou os sacrifícios que os antigos combatentes fizeram em prol da Pátria durante a Guerra do Ultramar e que deveriam merecer maior respeito e consideração por parte do poder central e local.
A Direção do Núcleo de Alcobaça, presidida por Joaquim Romão, agradeceu aos que se associaram a este convívio, designadamente a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e Bombeiros Voluntários de Alcobaça, deixando uma palavra de apreço à Câmara Municipal de Alcobaça, pela cedência do Mercoalcobaça, que em muito facilitou a organização deste convívio, lamentando que a Câmara não tenha estado presente e se tenha alheado do evento.
Roque, Hélder Manuel Matias, nasceu a 15 de outubro de 1955, em Portimão. Casado, reside em Marrazes/Leiria.
Licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, em 1981.
Tem desempenhado inúmeras funções ao longo da carreira médica, com destaque para a vertente hospitalar.
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, desde novembro de 2013 (aonde se insere o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira/Alcobaça), foi Presidente do Conselho Distrital de Leiria, da Ordem dos Médicos nos triénios de 1987 a 1989 e 1990 a 1992.
Foi Vereador da Câmara Municipal de Leiria de 1994 a 1997 em regime de permanência e substituto do Presidente da Câmara, Vereador de 2002 a 2005 como líder de lista de Cidadãos Independentes.
Foi Vice-Presidente e Presidente da Associação de Futebol de Leiria no quadriénio de 1996 a 1999 e lecionou na Escola Superior de Enfermagem de Leiria de 1987 a 1989.
Desempenhou funções no Instituto Politécnico de Leiria, foi Membro do Conselho Superior da D. Dinis-Business School, membro do Conselho Científico do ISLA-Leiria, Membro do Conselho Consultivo da Escola Superior de Saúde de Leiria, Membro Fundador e Diretor do Núcleo Coordenador dos Médicos da Carreira de Clínica Geral do Distrito de Leiria, Membro de Júris de Concursos da Carreira Médica de Clínica Geral, Membro organizador de vários Congressos, Jornadas, Encontros e Seminários nas áreas de Clínica Geral e de Medicina Hospitalar, com apresentação de trabalhos.
Frequentou e concluiu o Programa Integrado de Gestão Hospitalar promovido pela Universidade Católica Portuguesa e diversas ações de formação de natureza técnico-científicas sobre temas de Saúde e de Gestão de Serviços de Saúde.
Rosa Luís, José António, nasceu a 12 de dezembro de 1955 em Turquel.
Efetuou estudos em seminários da Ordem do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos, do Pe. Leão Dehon), em Ermesinde, Boavista, Porto, e Montes Claros, Coimbra de 1966 a 1974, tendo saído com o 7º. ano complementar dos Liceus, atual 12º ano.
Frequentou depois a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Línguas e Literaturas Modernas, sem concluir qualquer ano e, em 1977, ingressou no Ministério da Educação como professor monitor de Telescola em Santa Catarina/Caldas da Rainha de onde saiu em 1983.
Concorreu à Caixa Geral de Depósitos, onde entrou em Maio de 1983, e exerceu funções até 2013, quando passou à situação de pré-reforma em final de Junho desse ano.
Como formação extra, frequentou a Academia de Música de Alcobaça, onde fez o 5º ano de formação musical e o 5º ano (inacabado) de piano.  
Tendo formação musical do seminário, aprendeu piano, órgão e guitarra, passou por vários grupos musicais de baile, entre 1976 a 1984.
Desde há anos é diretor do coro e organista da Igreja Paroquial de Turquel.
Foi Presidente da Junta de Freguesia de Turquel de 1996 a 1999, presidente da Direção da Sociedade Filarmónica Turquelense de 2000 a 2014, regente da respetiva Banda de 2002 a 2012. Atualmente é músico nessa  Banda e dirige a Orquestra Juvenil da coletividade.
É catequista e colaborador paroquial de Turquel, e como secretário e membro do Conselho Pastoral Paroquial, dá aulas de guitarra e piano.
Aprecia música clássica e rock, fado de Lisboa e Coimbra, e diz que sofreu a influência de José Afonso.
Nas horas vagas dedica-se a uma pequena agricultura de tipo familiar, o mais biológica possível, com cultivo de hortaliças, leguminosas, frutos vermelhos e outros, olival e frutos secos.

Sem comentários: