terça-feira, 22 de janeiro de 2019


NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS
50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas
Tóbio, José Diogo Ribeiro, natural de Turquel, foi Presidente da Junta, a partir de 1993, tend cumprido um mandato na Assembleia de Freguesia, na oposição, depois de em 1989 ter perdido as eleições.
Confessa que se desligou da vida particular para se dedicar à causa pública e ao amor à terra, e que não se sentiu nunca totalmente realizado como Presidente da Junta porque o empenho e esforço tido com a freguesia não dera os frutos esperados.
Em Turquel, gosta de destacar a ação do Hóquei Clube de Turquel que tem prestado à freguesia, concelho e mesmo ao país um bom trabalho e é o maior divulgador da terra, bem como a Sociedade Filarmónica Turquelense.
Admite que as pedreiras são um mal necessário porque constituem fonte de emprego e receita, mas terão que cumprir os regulamentos.
É conhecido por ter uma conduta muito temperamental e por vezes intempestiva.
A repetida falta de comparência às sessões da Assembleia Municipal, valeu-lhe críticas e censuras do PS (em cuja lista fora eleito) o que o levou a afastar-se deste partido, depois de ter sido um grande apoiante de Miguel Guerra (PS). A rutura ocorreu em 2005, levando-o a concorrer e a ganhar a partir daí às eleições, em lista de Independentes.
Quando Paulo Inácio foi eleito em 2009 para a presidência da CMA, José Diogo foi contratado para o seu gabinete, na qualidade de secretário, o que foi surpresa para alguns, embora José Diogo tivesse manifestado, há algum tempo, a indisponibilidade para concorrer a novo mandato à Junta.
-Para José Diogo, o ano de 1997 na sua freguesia foi de grande importância, pelo facto de se ter conseguido iniciar e concluir 17 obras, sempre com o apoio da Câmara.
-Ana Catarina Duarte Honório, de 19 anos e natural e residente em Turquel, foi eleita Miss Concelho de Alcobaça97, num espetáculo promovido pela Câmara e com a colaboração da junta, a que assistiram mais de 2000 pessoas. Vítor Rainho, demonstrou muita competência para organizar espetáculos de moda.
-Carla Honório, de 17 anos, aluna do 12º ano, Miss Turquel, e José Diogo Tóbio, de 38 anos (autarca que deixou o regime republicano e virou rei), foram os Reis do Carnaval de Turquel99. Conforme a tradição local, o rei foi surpresa tanto para a população, como para a rainha. José Diogo disse que não quis ser rei de Alcobaça, mas apenas de Turquel.
-José Diogo Ribeiro, admite que se excede, mas tão só em defesa da freguesia, pela qual está disposto a tudo.
Prometeu ser presidente de Junta 24 horas por dia e assegura que cumpriu a promessa.
Faz um balanço positivo dos seus mandatos, quando parecia indicar não recandidatar, pois queria, segundo constava, partir para outros destinos, ser o adjunto de Miguel Guerra, de quem era afilhado e se este voltasse a conquistar a presidência da Câmara de Alcobaça.
Em fim de mandato reafirmou que pode apresentar um balanço positivo, e a prova está no desenvolvimento e no progresso que a freguesia têm tido. É lógico que o trabalho não é só nosso, as pessoas começaram a interessar-se pela freguesia e começaram a investir em Turquel. Qualquer pessoa que circula por Turquel, vê que há um desenvolvimento e um progresso a que há obrigatoriamente que dar continuidade.
Entende que, nas Juntas de Freguesia, há que trabalhar por amor à camisola. Ninguém pense em fazer disto uma profissão. Tenho rendimentos de que posso viver, senão não podia fazer o que faço.
Acusado de ser  autoritário e pouco criterioso, responde que sou uma pessoa de diálogo e quem me conhece sabe isso. Procuro sempre a via do diálogo, e agir dentro da lei, só que infelizmente para atingirmos os fins e que nos propomos, por vezes só o conseguimos com recurso a posições por vezes drásticas e quando isso é preciso, cá estaremos para as tomar. Aquilo que me interessa é defender os interesses e o bem da população da minha freguesia, do meu concelho, doa a quem doer. A partir do momento em que esteja a defender os interesses da comunidade que represento, se as coisas não funcionam de uma maneira têm de funcionar doutra.
Admite que às vezes se excede. Nós temos de reconhecer defeitos ou erros que possamos ter praticado. Admito que me tenha excedido algumas vezes, fruto de cansaço acumulado, e da vontade de resolver os problemas. A democracia do sistema por vezes não funciona e cometemos excessos na boa-fé para resolver os problemas.
-Durante o mandato de G. Sapinho, José Diogo foi um severo e reiterado crítico da sua gestão e um apoiante de Paulo Inácio, nomeadamente na campanha anti TGV. As funções que veio a desempenhar na CMA, surpreenderam algumas pessoas menos atentas, mas até prova em contrário, argumenta-se que foi a compensação pelo apoio a Paulo Inácio nas eleições autárquicas.
Torgal, Luís Manuel Soares dos Reis, nasceu Coimbra a 14 de janeiro de 1942.
Professor de História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intervém especialmente na área de História do Estado Novo.
Licenciou-se em História em 1966, doutorou-se em 1978 e tornou-se catedrático em 1987. Lecionou disciplinas de História Moderna e Contemporânea e de Teoria da História na Universidade de Coimbra.
Em 2010, declarou publicamente que a decisão do governo português abolir 4 feriados (dois civis e dois religiosos) foi muito mal organizado e uma trapalhada completa e ilegítima.
O Professor Doutor Luís Torgal, proferiu no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 30 de janeiro de 2010, uma conferência subordinada ao tema O Estado Novo de Salazar e de Marcello Caetano e as Eleições para a Assembleia Nacional. As Oposições.
O evento foi promovido pelo Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça, e patrocinado pela CMA.
Muito e interessado público esteve presente, dispensando no final bastantes aplausos.
Na mesa estiveram presentes o Professor Doutor João Lisboa (Pró-reitor) e Mónica Batista (Vereadora da Cultura da CMA).
Traquina Maria, (Bispo) José Augusto, nasceu a 21 de janeiro de 1954 em Évora de Alcobaça, lugar de Areeiro, e foi batizado na Igreja Paroquial de São Tiago/Évora de Alcobaça, a 1 de janeiro de 1956.
Na sua infância, frequentou o ensino básico no lugar de Areeiro, até aos 11 anos, idade em que iniciou o seu primeiro trabalho como empregado de comércio em Alcobaça, na firma Raimundo Ferreira Daniel, Lda. Enquanto funcionário desta empresa, onde permaneceu até aos 17 anos, José Augusto iniciou, aos 14 anos de idade o Curso Comercial, na Escola Técnica de Alcobaça, concluindo-o seis anos mais tarde. Ainda com 18 anos de idade foi funcionário do estabelecimento comercial de Firmo Alberto Trindade, Lda, também em Alcobaça.
Aos 21 anos (janeiro de 1975), foi chamado a cumprir serviço militar, como recruta no Regimento de Infantaria 7 de Leiria, e depois na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, onde foi Furriel Miliciano da Polícia do Exército. Em outubro de 1976 ingressa no Seminário de São Paulo em Almada, frequentando o Externato Frei Luís de Sousa, para concluir o Ensino Secundário e em outubro de 1980 a Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde faz a Licenciatura em Teologia. Posteriormente completa a frequência do Mestrado em Teologia Pastoral.
Ordenado presbítero em 30 de junho de 1985, pelo Cardeal-Patriarca D. António Ribeiro, o padre José Traquina celebra Missa Nova em Évora de Alcobaça a 14 de julho do mesmo ano. Exerce a missão de formador no Seminário de Almada, durante sete anos, sendo, depois, nomeado pároco de Bombarral em 1992. Em outubro de 2007 toma posse como pároco de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, em Lisboa. A 17 de abril de 2014 é nomeado Bispo titular de Lugura (diocese extinta no norte de África) e Auxiliar de Lisboa.
A 1 de junho de 2014 foi ordenado Bispo, na Igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Foram bispos ordenantes o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e os bispos D. António Francisco dos Santos (Bispo do Porto) e D. Manuel Felício (Bispo da Guarda).
No brasão episcopal, D. José Augusto Traquina Maria tem como lema a citação bíblica de São Paulo ‘Alegrai-vos sempre no Senhor’ (Fil 4,4).
Desde a ordenação episcopal D. José Traquina tem exercido a sua missão como Bispo Auxiliar de Lisboa acompanhando a zona pastoral do Oeste, que engloba os concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré.
-O Padre Traquina Maria, quis celebrar o 25º aniversário da ordenação sacerdotal e partilhá-lo com os paroquianos na Igreja Paroquial da sua freguesia, no dia 18 de julho de 2010. Foi precisamente há 25 anos, em Évora de Alcobaça, que celebrou uma missa campal, a sua Missa Nova. Os cristãos eborenses de Alcobaça, sentiram-se lisonjeados com a  presença, a graça concedida e prestaram-lhe a homenagem merecida.
-Recebi a notícia com surpresa pela manifestação de confiança que o Papa me dá ao chamar-me para a ordem dos bispos. Acolho-o com humildade, espírito de serviço mas não escondo que já estou há uns dias sem dormir bem porque não estava à espera, não contava com esta chamada.
A Ordenação Episcopal ocorreu a 1 de junho de 2014 no Mosteiro dos Jerónimos perante centenas de pessoas, presidida por D. Manuel Clemente (Patriarca de Lisboa), e com a presença de D. António Francisco dos Santos (Bispo do Porto), e D. Manuel Felício (Bispo da Guarda). Foi um Bispo humilde que falou aos fiéis no fim da missa. D. José Augusto Traquina contou que, na carta que enviou ao Papa Francisco a aceitar a nomeação, também deu conta das suas próprias limitações e disse ainda que se encontra entre aqueles que rezam com esperança, mas também com preocupação pelo seu Ministério. Alegrai-vos sempre no Senhor foi o lema episcopal escolhido pelo novo bispo.
Na homilia, D. Manuel Clemente fez referência ao facto de hoje a Igreja estar a celebrar a solenidade da ascensão. No fundo há um desejo comum aos homens de subir na vida, mas aquilo a que Deus chama os cristãos é a terem uma vida mais virada para o céu e exortou D. José Augusto Traquina a fazer este roteiro de ascensão e de ter uma vida virada para Deus, um roteiro de serviço. D. José Augusto Traquina no final da cerimónia dirigiu algumas palavras à assembleia, revelando que depois de rezar e de falar com o Senhor Patriarca, escreveu uma carta ao Papa Francisco, agradecendo a nomeação e informando acerca das suas limitações para o desempenho das funções. D. Manuel Clemente, tinha como bispos auxiliares D. Nuno Brás e D. Joaquim Mendes, aos quais se junta agora D. José Augusto Traquina.
Desde a Ordenação Episcopal, tem exercido o ministério como Bispo Auxiliar de Lisboa, tendo maior responsabilidade no acompanhamento da zona pastoral do Oeste (Torres Vedras, Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré).
-O senhor presidente da Câmara Municipal, além de me felicitar após a nomeação, deu-me a conhecer a vontade existente de que a ordenação episcopal acontecesse em Alcobaça, contou o mais recente bispo auxiliar de Lisboa.
Tal não tendo sido possível, temos hoje esta celebração que podemos considerar como a Missa Nova de um bispo que não é novo na idade, mas é novo no tempo de ordenação e, portanto, no exercício deste novo ministério, explicou D. José Traquina, na homilia.
É uma alegria para a Vigararia de Alcobaça-Nazaré que o seu pastor saiba o seu nome, afirmou o vigário Padre José Dionísio, pároco de Coz, Maiorga e Valado dos Frades.
-A Santa Casa da Misericórdia da Benedita foi fundada em 6 de Junho de 1993, e funciona com três valências, Lar de Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Foi com o objetivo de dar resposta a carências na valência de Apoio Domiciliário, que a Santa Casa da Misericórdia da Benedita decidiu avançar com importantes obras. Mais quartos, salas de formação e de reuniões, entre outras potencialidades, para além da certificação energética do edifício, com a instalação de um sistema solar térmico e de painéis fotovoltaicos, justificaram a empreitada orçada em 1,069 milhões de euros e comparticipada em 60% por fundos comunitários, ao abrigo do Programa Operacional do Potencial Humano, tudo dar resposta aos mais de 120 utentes da instituição (entre o lar, apoio domiciliário e centro de dia).
A Santa Casa da Misericórdia de Benedita, que deve a sua fundação em grande medida ao Padre Francisco Cosme, viu as novas instalações serem inauguradas no dia 20 de Julho.
O ato foi iniciado com a Celebração Eucarística por D. José Traquina, Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Estiveram ainda presentes entidades representativas do Ministério da Solidariedade, do Instituto da Segurança Social, do Programa Operacional Potencial Humano, dos Órgãos Autárquicos e entidades públicas e privadas locais.
-No dia 20 de agosto de 2013, a missa de celebração da festa litúrgica de S. Bernardo acolheu o primeiro encontro dos sacerdotes naturais da Vigararia de Alcobaça-Nazaré, obviamente entre eles o Padre Traquina.
Levar Cristo vivo, na vocação a que somos chamados, a todos os locais por onde passamos, em todos os ambientes onde nos movimentamos, foi o desafio lançado pelo Padre José Miguel Ramos, organizador do encontro, no final da Eucaristia.
-D. José Traquina diz não acreditar na reencarnação, pois esta é a vida que Deus nos dá e é nesta que somos chamados a ser felizes.
Sobre o celibato, nota que este não foi imposto pelo Papa mas que foi o povo que fez essa escolha, opinando que não é uma coisa de outro mundo. Vivemos num ambiente em que a relação sexual e o prazer tem um peso muito grande na mente humana. Temos dificuldade em admitir que alguém possa ser feliz ou realizado sem essa dimensão. Sobre a ordenação de mulheres defende que o problema não é a ordenação, mas o olhar sobre a vida do Padre ou do Bispo que pode não ser o correto. A mulher é necessária na Igreja para pensar, para estar nos lugares de decisão e dar o seu olhar e parecer. Não pode servir apenas para decorar a Igreja.
-Não há dúvida nenhuma que quando somos bem tratados, ganhamos anos de vida e vontade de viver. Foi uma das mensagens que D. José Traquina Maria, deixou, na sexta-feira dia 30 de janeiro de 2015, no Lar Residencial de Évora de Alcobaça, no âmbito da visita à vigararia Alcobaça-Nazaré.
-D. José Traquina Maria presidiu à Missa no dia de S. Bernardo 20 de agosto de 2016, realizada no Mosteiro de Alcobaça.
Segundo o Padre Ricardo Cristóvão, Pároco de Alcobaça, a nossa cidade deve a S. Bernardo ser conhecida mundialmente. Também entende importante ser valorizada e dada a conhecer esta grande figura que recebeu dois títulos dentro da Igreja: Doctor Marianus e Doctor Meliflus (pois diziam os respetivos contemporâneos que as suas palavras escorriam como mel).
-O Centro Social Paroquial de Alfeizerão, inaugurou no dia 11 de setembro de 2016 o lar residencial para idosos, no Centro Comunitário Pastoral José Nazário, em Casal Pardo, onde já funcionava o centro de dia e centro de convívio da instituição.
A obra vai permitir dar resposta a 30 utentes, distribuídos por novos 15 quartos, na valência de lar residencial. A intervenção incluiu ainda a criação de refeitório, lavandaria, cozinha e salas de pessoal. O Centro Social Paroquial de Alfeizerão alargou as suas valências para a área dos idosos, passando agora a ter centro de dia, centro de convívio, lar residencial e apoio social no polo de uma das periferias da freguesia, frisou o padre Joaquim Vieira Gonçalves, Presidente da instituição. O pároco agradeceu aos que contribuíram para que a obra fosse uma realidade, pois além do apoio do Estado e da Câmara de Alcobaça (…), foram feitas várias doações individuais (...), uma doação da Comunidade Portuguesa dos Estados Unidos (…) e uma doação de serviços por parte dos arquitetos responsáveis pela obra (…). Joaquim Vieira Gonçalves notou, ainda, que é preciso apoiar os mais carenciados.
A bênção e a inauguração das instalações foram presididas por D. José Traquina. Não é só um problema social a que se responde, mas é a afirmação de que existe na localidade capacidade humana, intelectual e bondade para responder às situações, sublinhou o alcobacense. Para o presidente da Junta de Alfeizerão esta foi uma lacuna colmatada na freguesia, uma vez que os lares particulares que havia foram fechando e trata-se de uma zona com pessoas bastante idosas e a precisar destes cuidados.
O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel (PS), enfatizou o papel da comunidade nestes projetos, considerando que o apoio que o Estado e as autarquias dão se multiplica quando chegam à comunidade.
Paulo Inácio, recordou que nos últimos anos o número de camas para idosos triplicou no concelho, estando todas preenchidas, sinal de que são estruturas muito necessárias para a população.
-No dia 6 de novembro de 2016, foi assinalado o 250º aniversário da Igreja de Santo António, da Bemposta, com missa presidida por D. José Traquina. Durante o Ano Pastoral vamos continuar a dar graças a Deus pelo templo que nos foi dado de forma oportuna, adiantou o Padre José Dionísio, pároco da Maiorga, Coz e Valado dos Frades.
Não se tem referências exatas sobre esta igreja, existindo apenas a inscrição do ano 1766 na fachada da igreja, explicou o sacerdote, que pediu às pessoas que tivessem informação ou referências sobre a igreja, que as fizessem chegar à paróquia.
-Cerca de 700 pessoas estiveram reunidas, no dia 17 de setembro de 2016, em  Alcobaça, no 9.º Convívio de Natal dos Núcleos da Liga de Combatentes da Região Oeste, numa iniciativa promovida pelo Núcleo de Alcobaça da Liga. Dos Combatentes
Pela manhã, teve lugar uma homenagem aos combatentes falecidos na Guerra do Ultramar, tendo sido depositada uma coroa de flores no Monumento aos Combatentes e guardado um minuto de silêncio. De seguida, o bispo D. José Traquina, presidiu à celebração de missa no Mosteiro de Alcobaça, cuja nave central foi pequena para albergar os ex-militares e famíliares.

Sem comentários: