sexta-feira, 18 de janeiro de 2019



NO TEMPO DE PESSOAS “IMPORTANTES” COMO NÓS

50 Anos da História de Alcobaça Contada através de Pessoas


Inácio, Tiago Filipe Duarte, nasceu em Coimbra a 29 de agosto de 1990, embora seja naturaL de Burinhosa.
É Técnico de Informática e frequentou a Licenciatura em História, na Universidade Aberta.
No Centro de Cultura, Recreio e Desporto da Burinhosa, em 2013 foi Secretário da Direção e entre 2014 e 2016, Presidente da Direção.
Sobre si diz que, com apenas 25 anos, ainda guarda a grandeza dos sonhos de criança. Desde tenra idade, Tiago despertou para a História e para os caminhos da pesquisa dos lugares, monumentos e gentes da freguesia a que chama sua: Pataias. Contudo, o destino quis que o jovem optasse por um percurso na área da informática.
Mas o gosto e a paixão pela História manteve-se e ganhou formas indiscutíveis com o lançamento (31 Março de 2012) do seu primeiro livro Mina do Azeche-Património à beira-mar esquecido, baseado em documentação do Arquivo Nacional Torre do Tombo, Arquivo Distrital de Leiria e diversas bibliotecas, sendo o escritor/historiador mais novo que alguma vez Pataias conheceu.
Concluído o curso de Especificação Tecnológica de Instalação e manutenção de Redes Informáticas, no Instituto Politécnico de Leiria, Tiago Inácio abraçou a actividade profissional de técnico e formador de informática.
Colaborador/ redator do jornal Pataias à letra, desde a sua fundação, o jovem Burinhosense já assinou várias pesquisas sobre lugares, acontecimentos e figuras da freguesia Pataiense. Procedeu ainda a um pequeno projeto seu, de digitalização dos antigos jornais Voz da Paróquia. Colabora atualmente com a U.F. de Pataias e Martingança em diversos projetos de investigação.
É coautor do Roteiro Cultural À descoberta de Pataias, apresentado em Maio de 2014 nas Festas da Vila de Pataias, uma edição da Junta de Freguesia de Pataias. Está ainda em andamento uma investigação sobre as antigas bricas de Vidro de Pataias-Gare, e outros projetos de investigação.
Desde outubro de 2015 é estudante da Licenciatura em História da Universidade Aberta.








Sem comentários: