quinta-feira, 24 de abril de 2014

A FUGA DE ALCOENTRE DE EX-PIDES/DGS E ALCOBAÇA (junho de 1975).

 


A FUGA DE ALCOENTRE DE EX-PIDES/DGS E ALCOBAÇA (junho de 1975).

Fleming de Oliveira



A fuga, no último fim de semana de junho de 1975, de cerca de 80 agentes da PIDE/DGS, que se encontravam presos em Alcoentre, teve repercussão no País.
De imediato, organizaram-se várias operações com vista a tentar a sua recaptura.
Elementos conhecidos em Alcobaça, homens e mulheres, como pertencentes ao PC e MDP/CDE, e que já se haviam evidenciado no 28 de setembro e no 11 de março, à paisana, a esse pretexto, e exibindo braçadeiras com as letras de um auto proclamado CDR-Comité de Defesa da Revolução (numa suposta linha cubano-castrista), colocaram-se em pontos estratégicos da Vila, ao lado de forças do exército, controlando as entradas e saídas.
Na Praça D. Afonso Henriques-Alcobaça, militantes do PC, saídos da sede, armados com caçadeiras, cercaram e revistaram um automóvel de matrícula alemã, que lhes pareceu suspeito, para surpresa dos seus ocupantes. Recorde-se que os Comités de Defesa da Revolução, CDR, foram fundados em 28 de setembro de 1960, em Havana, Cuba, com o papel de desempenhar tarefas de vigilância coletiva contra à interferência externa e os atos de desestabilização do sistema político cubano.
Perguntei a um algo mal encarado, ativista barbudo, qual Che ou Fidel, o que se estava a passar. Olhou-nos de alto a baixo, e retorquiu pleno de convicção que
-Não falo a sacanas. Depois de apanharmos os PIDES vão os PPD. Só espero que os metam a todos lá dentro e depressa.
-Ouça lá, caro amigo o que é que v. tem contra mim?
-Vá chamar amigo à... s´tá a ouvir?


Sem comentários: