quinta-feira, 17 de abril de 2014

VIRGÍLIO TEIXEIRA E UM SÓSIA ALCOBACENSE (José Tempero)

 
VIRGÍLIO TEIXEIRA E UM SÓSIA ALCOBACENSE (José Tempero)


Fleming de Oliveira



Virgílio Teixeira nasceu no Funchal, em 1917.
Galã português do cinema nos anos 40, 50 e 60,  conseguiu ultrapassar as fronteiras geográficas da sétima arte nacional. Numa altura em que o mundo vivia um período bastante conturbado, como a II Guerra, havia a vontade de mudar. É neste contexto que surge Virgílio Teixeira, um jovem madeirense que decide, em 1940, deixar para trás a ilha e partir para Lisboa, levando na bagagem muitos sonhos e a vontade de ser ator.
Estava dado o que seria o passo mais importante na sua vida. Do anonimato para as luzes da ribalta foi um pequeno instante.

Em Espanha, Virgílio Teixeira viveu 12 anos e participou em cerca de 50 filmes, pelo que ainda há quem pensam que o ator é espanhol e não português.
O regime do Gen. Franco, chegou a conceder-lhe os mesmos direitos que os atores espanhóis, facto que adiou a sua vinda para Portugal.
A razão pela qual a Espanha se tinha tornado num atrativo destino para as grandes produtoras de cinema, devia-se às facilidades concedidas com vista à procura do reconhecimento político e ao facto das produtoras de Hollywood obterem mão-de-obra e cenários baratos.
Com papéis de maior ou menor importância, o nome do ator madeirense passou a figurar em elencos de luxo.

O meu amigo José Ferreira Tempero, contou-me que havia pessoas que o confundiam com Virgílio Teixeira, nomeadamente no Funchal, aonde ia por vezes em trabalho.
Tempero viajante por conta de um armazém de mercearias de Caldas da Rainha, foi uma tarde à Nazaré visitar o cliente António da Silva Pereira, que tinha uma empregada com os seus dezasseis ou dezassete anos.
A partir de certa altura, a miúda que não tirava os olhos de José Tempero, aproveitando o facto de o patrão se ter de deslocar ao escritório, perguntou-lhe tímida, corada e emocionadamente, ouça lá, meu senhor, vomecê não é o Virgílio Teixeira?
A pergunta ou o comentário, não eram nada originais para J. Tempero que respondeu, brincalhonamente (como era nele habitual), sim sou eu, mas não diga nada a ninguém, muito menos às p’rigas da Nazaré, porque senão elas abeiram-se de mim e eu vou ter dificuldade em continuar a trabalhar, porque nas horas vagas quando não tenho filmes para fazer em Espanha, trabalho como viajante.
Quando o comerciante, regressou ao balcão, a Clara (assim se chamava a rapariga), pediu-lhe autorização para ir a casa dos pais, que era ali perto, beber uma pinga de café...
O Silva Pereira, embora contrafeito, mas para não fazer má figura diante de Tempero, respondeu que sim podes ir, vocês só sabem beber café e fazer chichi... .
Passado um quarto de hora, a mercearia começou a ter um movimento inusitado de raparigas e mulheres, que entravam e saíam ser fazer quaisquer compras, pelo que o Silva Pereira ainda sem perceber nada desabafou ah p’rigas, isto aqui parece que pariu a galega (a empregada fora anunciar nas redondezas que na loja estava o célebre Virgílio Teixeira).
Só passados alguns dias, é que a Clara, quando José Tempero lá voltou, é que percebeu que tinha sido vítima de um ingénuo embuste.
NOTA-cfr. o nosso NO TEMPO DE SALAZAR, CAETANO E OUTROS



Sem comentários: