quinta-feira, 24 de abril de 2014

PLENÁRIOS POPULARES EM ALCOBAÇA PARA ESCOLHA DA CA DA CÂMARA MUNICIPAL (julho de 1975)

 



PLENÁRIOS POPULARES EM ALCOBAÇA PARA ESCOLHA DA CA DA CÂMARA MUNICIPAL (julho de 1975)

Fleming de Oliveira


Na sequência do assalto e ocupação da Câmara Municipal realizou-se, no sábado, dia 26 de julho de 1975, um Plenário para a Freguesia de Alcobaça eleger o seu representante para a constituição da nova CA da CMA.
Nesse sábado ou porque as pessoas foram avisadas com pouca antecedência, ou por outro motivo qualquer, a sala reservada para o efeito, junto ao Tribunal (então no primeiro andar da ala norte do Mosteiro), registou escassas dezenas de pessoas, pelo que foi decidido adiar o Plenário para o dia seguinte, domingo, sendo que desta vez a sala encheu-se, com muita gente, ordeira e interessada, proveniente de todas as camadas sociais e lugares do concelho.
Após esclarecimentos por parte dos promotores da reunião, seguiu-se uma votação, onde não havendo listas nem cadernos eleitorais, cada um, poderia votar em quem muito bem entendesse. Em votação secreta, os nomes mais votados foram: Joaquim Zeferino Lucas, Vítor Figueiredo, Manuel Alberto Tomas Correia, Augusto Simões, António Zeferino, Manuel da Bernarda, João Monteiro, Adão Lameiras, e José Carlos Teixeira.
Estes começaram sucessivamente a declinar a responsabilidade, pelos mais variados motivos, familiares, políticos ou profissionais. Dado que nenhum parecia disposto a aceitar, a assembleia começou a protestar e exigiu que Joaquim Zeferino Lucas (conceituado comerciante de móveis, estofos e decorações, por ter sido o mais votado, futuro Presidente da Junta de Freguesia), aceitasse o lugar. A escolha foi aprovada por aclamação.
De seguida, a Mesa propôs que se efetuasse uma recolha de assinaturas a solicitar a libertação dos presos em Caxias, Tarcísio Trindade, Luís do Couto Serrenho “Capador”, Mário Amaral, Carlos Leão da Silva “Caranguejo” e Hernâni Bastos. A proposta foi aprovada por aclamação, começando-se imediatamente a recolher assinaturas.
Na segunda-feira à noite, realizou-se a reunião, para a escolha, entre os eleitos, dos futuros Presidente e Vice-Presidente. Estavam presentes os delegados, Joaquim Zeferino Lucas, por Alcobaça, José Eduardo da Silva e Sousa, por Alfeizerão, Firmino Franco, por Alpedriz, Diamantino do Couto Ferreira, por Benedita, José Eusébio da Silva, por Cela, António Gomes Barbosa Ribeiro, por Cós, Manuel da Silva Rodrigues, por Évora, Carlos Ribeiro Claro, por Prazeres de Aljubarrota, António Agostinho Marques, por Turquel e José Fernando Alexandre Ramalho, por Vimeiro. Faltaram os delegados de Maiorga, Pataias, S. Martinho do Porto, Bárrio e Vestearia.
Feita a nova votação, por escrutínio secreto, mas sempre sem cadernos eleitorais, deu como resultado que fossem eleitos Joaquim Zeferino Lucas, como Presidente e Diamantino do Couto Ferreira, comerciante da Benedita, como Vice-Presidente.
A escolha destes, acabou por ser irrelevante, dado que a demissão de José Pinto, não foi aceite e o Governo Civil, não reconheceu validade a estes Plenários populares.



Sem comentários: