quinta-feira, 24 de abril de 2014

VANDALISMO (revolucionário-1975) NOS MEMORIAIS (aos Combatentes) DA BENEDITA. MONUMENTO AOS COMBATENTES (Liga dos Combatentes-2010)


 

VANDALISMO (revolucionário-1975) NOS MEMORIAIS (aos Combatentes) DA BENEDITA.
MONUMENTO AOS COMBATENTES (Liga dos Combatentes-2010)

Fleming de Oliveira



A vinda de Marcelo Caetano à Benedita, no ano de 1973 que referi com algum detalhe na obra NO TEMPO DE SALAZAR, CAETANO E OUTROS. Alcobaça e Portugal, constituiu um evento muito marcante, de modo que a Junta de Freguesia (tendo como presidente António “Santeiro” e vogal Manuel Castelhano), entendeu, por bem, colocar no largo principal um medalhão em bronze com a efígie daquele, mandada fazer em Lisboa.
Mudaram-se os tempos e, portanto, as vontades, e em março de 1975, com discrição, a Junta de Freguesia mandou retirá-la do local.
Durante a campanha para a Assembleia Constituinte, a placa da Rua Heróis do Ultramar, na Benedita, foi suja com tinta preta. Discutido o assunto em Assembleia de Freguesia foi decidido, por maioria, mandar pintá-la e manter o nome da rua.

Manuel Violante, então com 35 anos e já, como hoje, vendedor de calçado, mais conhecido como “Gineto” (palavra que de acordo com o dicionário corresponde a um animal carnívoro, semelhante à raposa), havia em princípios de maio de 1975 feito em casa uma matança de porco, tendo solicitado ao amigo, Joaquim “Carocho”, dono de um talho, que lho desmanchasse.
Quando ia levar o animal ao talho, viu dois homens, um com os pés em cima dos ombros do outro, a partir com uma picareta a placa da Rua Heróis do Ultramar, que já tinha sido vandalizada, tempos antes com tinta preta. Incomodado com a situação e a estupidez do ato, pois como muitos outros rapazes de Benedita da sua geração prestara serviço militar em Angola, reprovou com veemência os o comportamento desses indivíduos. Mas, como estava sozinho e sem ninguém à vista, resolveu ir ao Café do António do Carmo, pedir ajuda, o que não conseguiu, pois os presentes eram apenas uns velhotes, que jogavam a sueca. Quando regressou ao local, já a pedra se encontrava partida, perante o ar espantado e também incomodado de algumas pessoas que, entretanto, haviam chegado a quem se foram rapidamente juntando muitas mais, dir-se-ia mesmo sem exagero umas centenas.
Incapaz de se conter, o “Gineto” ainda tentou tirar desforço físico de um dos rapazolas, aos quais já se havia juntado um tal Adelino Nicolau, conhecido localmente pelo “Manguinhas”, que não tendo participado diretamente no ato iconoclasta, fora todavia o seu mentor. Mas os presentes supuseram ser este o autor material, pelo que o perseguiram, obrigando-o a refugiar-se no primeiro lugar que encontrou, o Café Talacha (cujo dono nada tinha a ver com o assunto e o repudiava, mas que mesmo assim, viu partida uma montra de vidro com o lançamento de um paralelepípedo).
Como os ânimos continuavam cada vez mais exaltados, Luís Nicolau, o pai do iconoclasta Adelino Nicolau, decidiu telefonar para o RI5 Quartel de Caldas a pedir proteção para o filho, o que veio a acontecer. Deslocou-se à Benedita, um jeep com uns três ou quatro militares armados, que todavia não precisaram de intervir, apesar de continuarem a chegar ao local cada vez mais pessoas, nomeadamente de Rio Maior.
Nessa noite, realizou-se um concorrido Plenário no Salão Paroquial, onde foi decidido recolocar na rua uma nova placa, a expensas dos vândalos/energúmenos, o que veio a acontecer no dia 1 de junho de 1975.
O ambiente na Benedita passou a tornar-se tão difícil para o Adelino Nicolau, que foi viver para Lisboa e, ainda hoje, só raramente vem à terra e envergonhadamente de fugida.

De acordo com o que me contou José Vinagre, estes acontecimentos tiveram, localmente, bastante repercussão, pelo que o 25 de Abril tendo ali colhido de início bastantes adesões, passou a acarretar preocupações e reservas.

Nem sempre com a coerência e oportunidade desejáveis, o certo é que o MFA havia já emitido, a propósito de outra situação, que:

“O MFA TUDO FARÁ PARA QUE OS HERÓIS NÃO SEJAM ESQUECIDOS

As Forças Armadas, não obstante se terem oposto à continuação de guerras no Ultramar, sentem-se frontalmente atingidas quando, de qualquer forma são visadas, através daqueles que, no campo da batalha, souberam cumprir o seu dever militar. O MFA vetor dinamizador das Forças Armadas, e que com elas se identifica, não renega, não renegará, nem autorizará que sejam renegados os seus heróis do Ultramar. Pelo contrário, tudo fará para que não sejam esquecidos”.

A 16 de maio de 2010, mais de 35 anos passados sobre o fim da Guerra de África, foi inaugurado na Benedita um monumento ao Combatente do Ultramar (entre 1961 e 1974 foi cerca de um milhão de portugueses os que passaram como combatentes por África), numa cerimónia concorrida, representativa, digna e emocionante, onde este presente o Gen. Altino Pinto de Magalhães.
A conceção da obra de escultura, pelo jovem arquiteto beneditense Renato Franco da Silva, que apresentou à apreciação da Liga dos Combatentes (núcleo de Alcobaça), referia-se à construção de um monumento a edificar no largo do cemitério da Benedita.
No Concelho de Alcobaça existem outros memoriais, ainda que menos imponentes. Pelo País além, existem mais de cento e trinta.

Renato Franco da Silva, que nasceu quase com o 25 de Abril, e não passou pelo mato africano, apreendeu de uma forma notável, a importância do seu trabalho no contexto histórico nacional e local em que se ia inserir, e assim a frente/entrada do cemitério, as características naturais do terreno em declive, a orientação solar e as árvores foram fatores determinantes para a execução do projeto. Formalmente a edificação apresenta uma forma paralelipipédica quase pura, composta por duas naves em paralelo na horizontal que acondicionam entre si uma passadeira em relvado que termina junto à base da árvore, existente, mais a nascente. O declive natural do terreno visa promover um “afundar/sepultar” natural dos blocos, terminando junto da árvore, central ao corredor, numa atitude de renascer, de ressuscitar, de esperança.
Os oito blocos que compõem as naves, quatro a cada lado, remetem a um formato tumular, sendo reforçada esta intenção pela aplicação dos símbolos de cada parcela do Ultramar Português:
1)-Angola, São Tomé, Guiné e Cabo Verde (a ocidente);
2)-Moçambique, Timor, Índia e Macau (a oriente).
A disposição dos mesmos, segue a ordem dos paralelos do Mapa-Mundo, com os símbolos gravados em relevo na pedra ou fundidos em bronze.
Nos oito “blocos/túmulos” aparecem também gravados os nomes das vítimas de combate, que pertenceram à Benedita, sendo a localização das gravações no centro no lado interior de cada bloco, respeitando o local de óbito.
Na pedra de fecho, elemento central, aparece a gravação de “Monumento ao Combatente”, em conjunto com o símbolo da Liga dos Combatentes. Nos topos nascente das duas naves poderão ser também gravadas inscrições alusivas à memória dos militares.



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