segunda-feira, 28 de abril de 2014

UM DIA DE TRABALHO PARA A NAÇÃO EM ALCOBAÇA (1975)


 

UM DIA DE TRABALHO PARA A NAÇÃO EM ALCOBAÇA (1975)

Fleming de Oliveira



Na sequência do 28 de setembro de 1975, Vasco Gonçalves propôs que as “massas (...) façam do próximo domingo, uma jornada de trabalho nacional, comemorando a vitória que acabámos de obter”.
O produto desse dia de trabalho teria o destino que decidisse “a consciência revolucionária dos trabalhadores”. Mas o Ministro do Trabalho, Maj. Costa Martins, segundo se disse com insistência, beneficiou pessoalmente da respetiva receita.
Em 15 de janeiro de 1976, na Assembleia Constituinte, foi acusado pelo deputado António Arnaut, PS, de se ter apropriado indevidamente de dinheiro proveniente da campanha “Um dia de Trabalho!:
1.- Tendo tomado conhecimento, através da imprensa, que o antigo Ministro do Trabalho, ex-Major Costa Martins, desertor das forças armadas, teria depositado, na Caixa Geral de Depósitos, e em seu nome pessoal, a quantia de 80 000 000$00 produto da campanha Um dia de trabalho, patrocinada pelo General da reserva Vasco Gonçalves;
2.- Constando que além daquela avultada soma, o dito ex-Ministro teria levantado da referida conta mais 3 500 000$,00 de modo a apresentar ela correspondente saldo negativo, o que, a ser exato, envolve grave irregularidade daquela instituição;
3.- Sendo voz pública que o mesmo ex-Ministro se encontra refugiado na Embaixada de Cuba, sem que esta, que se saiba, tenha informado o Governo do facto, contrariando a praxe internacional.
Requeiro ao Sr. Primeiro-Ministro, nos termos do artigo 6.º, n.º 9, do Regimento da Assembleia Constituinte, se digne informar-me:
a)- Se é verdade que o indicado ex-Ministro do Trabalho depositou na Caixa Geral de Depósitos, em seu nome pessoal, a quantia de 80 000 contos, ou qualquer outra, e qual o saldo atual da respetiva conta:
b)- Se está em curso o consequente inquérito e quais as conclusões já apuradas;
c)-Se o Governo sabe do paradeiro do controverso político-militar e, designadamente, se a Embaixada de Cuba prestou alguns esclarecimentos em face dos rumores correntes de ele ali se encontrar.

Foi o famigerado caso do “Dia do Salário para a Nação”, que esteve durante cerca de16 anos nos Tribunais.

Nesse Domingo, a ALTICOR, Ldª. de Altino Ribeiro também trabalhou, mas este disse claramente aos trabalhadores que não estava de acordo com a iniciativa, pelo que cada um daria o destino que bem entendesse ao salário desse dia, não esperando que a empresa o fizesse por eles.
Assim, tanto quanto se recorda Altino Ribeiro que me contou o episódio, nenhuma quantia foi dali remetida com esse destino. Foi aliás nesse domingo, que populares de Alpedriz, tomaram a iniciativa de por sua iniciativa, aliás estúpida, de destruir à picareta, a velha capelinha, que no tempo das invasões francesas fora utilizada pelo exército invasor como estrebaria e alojamento de soldados.
No domingo 6 de outubro, outros alcobacenses aderiram porém à sugestão do Primeiro-Ministro, Brigadeiro (graduado) Vasco Gonçalves, de trabalhar nesse dia.
Esse domingo, nem parecia domingo, pois havia bastantes lojas de portas abertas. Muitos que não estavam de acordo com esta demagógica iniciativa, por receio de represálias sociais, foram trabalhar.
Quando não era possível fazer-se o trabalho habitual, faziam-se outras coisas. Na Escola Secundária de Alcobaça, os professores foram com funcionários e alunos apanhar maçãs que, depois de pesadas, somaram trinta e sete quilos, que repartiram deixando os alunos de fora. No Externato D. Afonso Henriques, podaram-se as plantas do pátio e arranjaram-se os canteiros. Na Escola Preparatória, (a funcionar na Ala Sul do Mosteiro), alunos orientados por professores procederam caiações no interior e no exterior, limpeza da chamada Fonte Luminosa e Adro do Mosteiro.






1 comentário:

Rogério Manuel Madeira Raimundo disse...

Discordamos +1x...
Este tom de denegrir o PREC...
A história provou a inocência da atoarda contra Costa Martins!!!
Nada aqui está!
Tb não está a estória estranhíssima como ele morreu...