quarta-feira, 16 de abril de 2014

LOURENÇO, UM MAGRIÇO (1966) ALCOBACENSE

 

LOURENÇO, UM MAGRIÇO (1966) ALCOBACENSE

Fleming de Oliveira


Alcobaça, pode dizer que também esteve associada à saga  dos Magriços em Inglaterra (1966).
No ano em que o Ginásio Clube de Alcobaça ascendeu ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão  (1960), lançou na equipa principal, num jogo contra o Norte e Soure, aquele que viria a ser o seu primeiro jogador internacional, aliás na categoria júnior, João de Matos Moura Lourenço. Segundo se conta, terá sido graças a Artur Agostinho, que ficou conhecido no mundo do futebol por Lourenço, pois em Alcobaça era conhecido por Moura.
Lourenço fez nessa tarde chuvosa uma boa partida, marcou dois golos e colaborou em mais três, sendo pois um dos grandes responsáveis pelo expressivo resultado do Ginásio de Alcobaça.
Em breve, Lourenço estava contratado para jogar na Académica de Coimbra. Antes, fora convocado para a seleção nacional de juniores, sendo o primeiro alcobacense a merecer tal distinção.
Em 1964, Lourenço (avançado de centro, como ao tempo se dizia), transferiu-se para o Sporting e em 1966 fez parte da comitiva que se deslocou ao Mundial de Inglaterra, embora na qualidade de suplente, vindo a acabar a carreira de futebolista no Canadá, onde ficou a viver.
NOTA-cfr. o nosso, NO TEMPO DE SALAZAR, CAETANO E OUTROS




Sem comentários: