segunda-feira, 28 de abril de 2014

UMA FEIRA DE S. BERNARDO NADA PROGRESSISTA, PARA MANTER A CHAMA ACESA (agosto de 1975).



 
UMA FEIRA DE S. BERNARDO NADA PROGRESSISTA, PARA MANTER A CHAMA ACESA (agosto de 1975).

Fleming de Oliveira

A Feira de S. Bernardo, em agosto de 1975, não foi a que inicialmente se previa e a organização desejava. O ambiente político-social estava muitíssimo encrispado, pois era presente a acidentada vinda de Cunhal a Alcobaça a um comício no Pavilhão Gimnodesportivo.
Apesar de tudo realizou-se e, como referiu Francisco Cipriano, que orientou os preparativos, “a Feira não podia morrer. Fez-se uma feira à moda antiga, só para manter a chama acesa…”
Assim, num ambiente muito tradicional, nada progressista afinal, houve as habituais barracas de quinquilharias e miudezas, farturas e imperiais bem fresquinhas.
Não faltaram os pavilhões de tiro, matraquilhos, carrosséis, aviões e pistas de automóveis de choque. Em suma, como dizia condescendentemente o articulista do Voz de Alcobaça, a Feira fez-se, “não tão boa quanto se desejava. Mas mesmo à moda do antigamente, com as características de festa popular, que a tornavam atraente e ao gosto dos alcobacenses!”

Em 1974, com a CA da CMA também já se haviam ensaiado algumas pequenas alterações na Feira, que ao invés de encerrar à meia-noite, só o fez de madrugada.
Numa entrevista ao Voz de Alcobaça, Isaura Bento, proprietária da antiga Adega Damásio, afirmou que, no seu stand de 1974, realizou o dobro do movimento do ano anterior (ainda era “fascismo” ) e a satisfação pela grande afluência de pessoas provenientes dos vários lugares do Concelho.
O fenómeno da afluência de público até tarde, teve correspondência ao longo do ano nos estabelecimentos comerciais que se encontravam abertos ainda de madrugada, como o Café do Luís, à Piçarra, que funcionava muitas vezes até às três ou quatro horas da madrugada onde se reuniam em volta de um bitoque, uma sande, um tinto ou uma imperial, elementos dos diversos grupos políticos, embora sem se misturarem entre si.



Sem comentários: