segunda-feira, 28 de abril de 2014

PLENÁRIO NA PLATEX(Famalicão da Nazaré, verão de 1974). ESTÁ “ELEITADO”, ESTÁ “ELEITADO”, ACABOU-SE!

 
PLENÁRIO NA PLATEX(Famalicão da Nazaré, verão de 1974).
ESTÁ “ELEITADO”, ESTÁ “ELEITADO”, ACABOU-SE!

Fleming de Oliveira


Por alturas do verão de 1974, na PLATEX, em Famalicão da Nazaré, realizou-se um plenário com vista a constituir-se uma Comissão de Trabalhadores (para o qual foi entendido ser absolutamente necessário interromper a produção do dia).
A convocatória foi feita por contacto direto e pessoal. Para este plenário não havia apresentação de listas, sendo os 5 nomes que a iriam integrar, sugeridos no momento (por qualquer trabalhador) e a votação efetuada “democraticamente” (à moda do PC) por braço no ar. Após a eleição do Vasconcelos, foi ela posta em causa pelo Adriano, vulgo “da Brasileira”, que disse que aquele sendo um “fascista” (pois não alinhava nem com o PS nem com o PC) não podia ser eleito.
Lá no meio dos trabalhadores, o “Manda-Vir” disse em voz alta e perentoriamente que o Vasconcelos “está eleitado, está eleitado. Acabou-se!” pelo que a votação manteve-se com o Vasconcelos “eleitado!”

O “Manda-Vir”, era figura típica da PLATEX, também apelidado entre os colegas de “Lobisomem”, pois era capaz de comer “bestialmente ” bolachas que lhe eram atiradas à distância, recheadas com massa consistente. Ele abria a boca, mastigava-as alarvemente e muito satisfeito dizia que eram apetitosas.
“Manda vir mais, que marcham”.

i � a i �� �)� y'> 

A primeira iniciativa da democrática direção do Clube Alcobacense, foi a realização no dia 1 de fevereiro de um espetáculo com os palhaços Emilita, Ezequiel e Companhia, pois pretendia dar cumprimento à sua prometida e imperiosa renovação e abertura, admitindo a presença de não sócios e que crianças com menos de 10 anos tivessem entrada gratuita na coletividade.


Sem comentários: